You On Top - Google AdWords, Google Analytics

Resumo Geral da Bíblia


O que é a Bíblia Sagrada

A definição canônica mais curta da Bíblia é a revelação de Deus à humanidade. Tudo o que Deus tem preparado para o homem, bem como o que Ele requer do homem, e tudo o que o homem precisa saber espiritualmente da parte dEle quanto a sua redenção e felicidade eterna, está revelado na Bíblia.
Tudo o que o homem tem a fazer é tomar a Palavra de Deus e apropriar-se dela pela fé. O autor da Bíblia é Deus; seu real intérprete é o Espírito Santo, e seu assunto central é o Senhor Jesus Cristo. O homem deve ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo e praticar a Bíblia para ser santo ou santificado.


Materiais Originais

Papiro: Material extraído de uma planta aquática desse mesmo nome. Há várias menções dele na Bíblia, como por exemplo, Jó 8:11. De papiro deriva o termo papel. Seu uso na escrita vem de 3.000 a.C., no Egito.

Pergaminho: Ë a pele de animais, curtida e preparada para escrita. É material superior ao papiro, porém de uso mais recente do que aquele. Teve seu uso generalizado, a partir do início do século I, na Ásia Menor. É também citado na Bíblia, exemplo: II Timóteo 4:13.

Línguas Originais

Hebraico: Para o Antigo Testamento.
Grego: Para o Novo Testamento

O Antigo Testamento foi escrito em Hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes a não ser Esdras 4:8 a 6:18 e Esdras 7:12-16; Jeremias 10:11.

A Estrutura da Bíblia

A Bíblia Sagrada
Composição quanto a livros. São 66, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento
Divisão em capítulos. São 1.189, sendo 929 no Antigo Testamento e 260 no Novo Testamento
Divisão em versículos. São 31.173, sendo 23.214 no Antigo Testamento e 7.959 no Novo Testamento
O livro maior é o dos Salmos, com 150 capítulos
O livro menor é II João
O maior capítulo é o Salmo 119
O menor capítulo é Salmo 117
O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais
O maior versículo está em Ester 8:9
O menor versículo está em Êxodo 20:13 na ARC; em Lucas 20.30 na TRBR; em Jó 3.2 na ARA. Como se vê, depende da Versão
O verso central é Salmos 118:8. ( Veja o Centro da Bíblia ).

A Divisão da Bíblia

Divisão em partes principais. São duas: Antigo e Novo Testamento.

O Antigo Testamento

Seus 39 livros estão divididos em 4 classes: LEI, HISTÓRIA, POESIA, PROFECIA. Os livros de cada classe são os seguintes:

LEI (Tóra): Os 5 primeiros livros do Antigo Testamento ou cinco livros de Moisés - Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, esses cinco livros são chamados Pentateuco. Tratam da criação e da LEI.
HISTÓRIA: 12 livros - Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Contém a história do povo escolhido: Israel.
POESIA: 5 livros - , Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos (Cantares de Salomão). São chamados poéticos devido ao gênero do seu conteúdo e não por outra razão.
PROFECIA - 17 livros - de Isaías a Malaquias. Esses 17 livros estão subdivididos em dois grupos:

Profetas Maiores: 5 livros; Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.
Profetas Menores: 12 livros; Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Os nomes maiores "maiores e menores" referem-se ao volume de matéria dos livros e extensão do ministério profético. Na Bíblia hebraica (o nosso Antigo testamento), a divisão dos livros é bem diferentes como já falamos.

O Novo Testamento

Seus 27 livros também estão divididos em quatro classes: BIOGRAFIA, HISTÓRIA, DOUTRINA, PROFECIA. Os livros de cada classe são os seguintes:

BIOGRAFIA: São os quatro Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João. Descrevem a vida terrena do Senhor Jesus e o Seu glorioso ministério entre os homens. Os três primeiros são chamados Sinópticos dos Evangelhos fala também da sua universalidade, por serem quatro os pontos caldeais.
HISTÓRIA: É o livro de Atos dos Apóstolos. Registra a história da Igreja Primitiva, seu viver e agir. O livro mostra que o segredo do progresso da Igreja é a plenitude do Espírito Santo.
DOUTRINA: São 21 livros chamados Epístolas ou Cartas. Umas são dirigidas a igrejas e outras a indivíduos, etc.
Cartas de Paulo - Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito e Filemon.
Cartas
Universais ou Gerais - Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João e Judas.
PROFECIAS: É o livro de Apocalipse. Esta palavra significa revelação. Trata da volta pessoal da volta do Senhor Jesus à terra, é o inverso do livro de Gênesis. Lá narra como tudo começou; aqui, como tudo findará.

O Tema Central da Bíblia

O nome de Jesus consta do primeiro e último versículo do Novo Testamento. A Bíblia, tendo Cristo como o tema central, podemos resumir todo o Antigo Testamento numa frase: JESUS VIRÁ, e o Novo Testamento noutra frase: JESUS JÁ VEIO (é claro, como Redentor). Assim sendo, as Escrituras sem a pessoa de Jesus seriam como a física sem a matéria e a matemático sem os números. Já imaginou um cristão sem a Bíblia?

E nós irmãos, o que estamos fazendo, para difundir a Bíblia o livro que nos salvou, como mandou o Sr. Jesus?
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. ( Marcos 16:15 )
Texto áureo da Bíblia: João 3:16

Preparado por: Daniel Borges 21/09/2002 e atualizado 13/01/08


Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

"Romanos 8:38-40"

A Bíblia Sagrada Welcome to Danny's Home Page