Procurando Igreja ?

Você sente um vazio em seu coração e a necessidade de algo que não consegue definir o que é. Sabe que precisa mudar de vida. Quer conhecer melhor a Deus? E aí surge uma dúvida: Existem tantas igrejas. Qual está certa? Qual tem realmente pregado o verdadeiro Evangelho?

Presbiteriana, Universal do Reino de Deus, Batista, Católica, Metodista, Adventista do Sétimo Dia, Testemunhas de Jeová, Mórmon, Irmãos Unidos, Menonita, Ortodoxa, Igreja de Cristo, Pentecostal Assembléia de Deus, Congregacional, Congregação Cristã no Brasil, Reformada, Deus é Amor e centenas de outras que têm surgido dia a dia! Igrejas que surgem do nada.

Muitas pessoas bem intencionadas estão confusas quanto à igreja a que devem pertencer. Alguns lhe dirão que você jamais poderá ir para o Céu se não pertencer à igreja deles; Outros dirão a mesma coisa acerca de sua igreja. Sem dúvida estamos vivendo em dias de confusão! Qualquer pessoa que esteja procurando conhecer a verdade acerca da vida eterna deve ter cuidado com a igreja à qual irá pertencer, pois disto dependerá sua verdadeira salvação e o reconhecimento desta igreja por Jesus nos últimos dias.

Há muitos grupos e seitas, hoje em dia, que pregam nada mais do que obras, ou um evangelho social, sem nenhuma mensagem de salvação. Muitos estão se deixando levar por coisas que a "nossa carne" busca, prazeres. Podemos ter certeza de que obras não podem salvar, porque somos salvos pela graça, que é um dom de Deus... O Apóstolo Paulo escreve aos irmãos em Éfeso dizendo: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; Não vem das obras, para que ninguém se glorie". (Efésios 2:8-9). "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)". (Efésios 2:5).

IGREJA SALVA?
Posso fazer estas perguntas a todos que tiveram acesso a esta mensagem. Pode realmente uma igreja salvar um pecador? A igreja tem o poder para tão grandioso feito? Ou a salvação da alma deve ser procurada em outro lugar, em outro ambiente completamente diferente?

A IGREJA CATÓLICA NÃO SALVA
Embora haja muitas coisas a serem ditas acerca da Igreja Católica, tais como obra de caridade que ela faz, o esplendor e a beleza das suas catedrais, etc. Tudo isto é, na verdade, uma parte de um sistema religioso e nada existe em cerimônias e rituais que possa salvar.

A IGREJA PRESBITERIANA NÃO SALVA
A igreja de João Knox e João Calvino certamente tem muito por que ser admirada. Há uma grande herança de pensamento, e a doutrina é ortodoxa, fiel à Bíblia. Contudo, herança e ortodoxia não podem salvar um pecador que está a perecer.

A IGREJA METODISTA NÃO SALVA
Com todo o resplendor dos Wesley, e a maravilhosa tradição de que os metodistas gozam, assim mesmo não há nela poder para salvar o menor dentre os homens, e muito menos o maior pecador.

A IGREJA BATISTA NÃO SALVA
Com toda a informalidade e falta de cerimônia, os grandes e belos hinos do Cantor Cristão e a pregação diretamente da Bíblia, mostrando a todos o verdadeiro Evangelho de Cristo e, além disso, com toda a ortodoxia que alguém possa desejar, a verdade permanece: A Igreja Batista não pode salvá-lo!

Nós podemos continuar indefinidamente, pois nada existe na Igreja Adventista, nem na Igreja Mórmon, nem nos Testemunhas de Jeová, nem na Congregação Cristã no Brasil, nem em qualquer outra organização, que possa acrescentar um só dia a sua vida, quando o seu coração parar de bater e o sangue cessar de correr nas suas veias. Meu amigo, quando a morte surpreendê-lo, não haverá nenhum poder terrestre que possa arrancar a sua alma do Inferno!

Mas mesmo depois de expor tantas igrejas modos e maneiras, você ainda quiser procurar ou tentar encontrar uma boa igreja, posso dar-lhe pelo menos duas diretrizes:

Em primeiro lugar veja se ela adota a Bíblia como única regra de fé e de conduta. A Bíblia é a palavra de Deus e expressa a sua vontade para com o ser humano. Quando a estudamos, conhecemos a vontade de Deus para nossas vidas e quando praticamos a vontade de Deus, estamos na verdade.

Tenha muito cuidado com modismos e Imposições humanas; Existem muitas igrejas que querem impor uma forma ou outra de se portar, de ser, de agir, e, têm maneiras não condizentes com a Palavra de Deus, então verifique... o que realmente devemos fazer e ser... assim nos ensina a Bíblia. Se é bíblico podemos e devemos aceitar.

Tradições; São aquelas religiões que vêm de pai para filho. Cuidado a Salvação por Cristo Jesus é individual, cada pessoa tem que se redimir de seus pecados. Existem muitas pessoas que seguem tradições que estão caminhando para a ruína e destruição eterna.

Vou apresentar aqui um ditado que se diz no "mundo" e que todos devem conhecer muito bem: "filho de peixe peixinho é" Mas... eu digo, meu amigo, não se engane, pois, "filho de crente não é crentinho - é pecador".

Verifique sempre, se tudo o que se ensina e pratica em determinada igreja está de acordo com os ensinamentos das Escrituras Sagradas, da Palavra de Deus. O próprio Jesus afirmou: "Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?" (Marcos 12:24).

Em segundo lugar esteja certo de que esta igreja proclama a Jesus como o Filho de Deus e o Único e Suficiente Salvador de nossas vidas e de todo o pecador. E esta afirmação podemos encontrar na Palavra de Deus, ela diz: "Em nenhum outro há salvação; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (Atos 4:12).

Particularmente, com toda a certeza posso afirmar: a igreja tem muita importância em nossas vidas - muitos dizem que não importa a igreja, que todas levam a Deus, cuidado! Isto não é verdade. Precisamos saber se realmente fala de Jesus e prega o Evangelho Verdadeiro, a Salvação pela Graça -  pois como já vimos não há igreja que possa salvar, mas é necessário que pelo menos preencha os requisitos acima. O requisito principal para você que está procurando por uma igreja, deve ouvir o Evangelho, crer em Cristo e ir em sua direção. Jesus é quem deve ser sua meta. Você deve buscar este alvo, esse desígnio com fé, pois somente a fé pode te mostrar o verdadeiro amor de Jesus. E um conselho eu dou, jamais se deixe levar por um ou outro irmão pois, todos temos defeitos e, sabemos que a igreja é o nosso hospital... então olhe sempre para Cristo e siga-O com o verdadeiro amor que Ele merece.

SÓ EXISTE UM QUE PODE SALVAR
Todavia, existe Um que é poderoso para salvar, e só Um. Há Um que veio a este Planeta Terra um dia, na forma de um bebê indefeso, passou a vida ensinando, pregando o Verdadeiro Evangelho. No entanto, depois de um julgamento simulado, em que não se encontrou nÊle nenhum pecado, a Bíblia nos conta que "Todo aquele que nÊle crê recebe imediatamente a salvação (João 3:16-18), crendo nÊle e só nÊle. Cristo foi levado a um lugar chamado Calvário se tornou o nosso Substituto na cruz e ali morreu; foi sepultado; e ressuscitou dentre os mortos no terceiro dia para dar vida a todos os que se achegarem a Ele com fé simples, sem muita crendice, teologia ou regras impostas por homens.

Você já confiou nÊle para a salvação da sua alma, ou você tem confiado que uma igreja irá salvá-lo? Ninguém chega a Deus através da religiosidade, boas obras, pessoas ou "santos". É impossível chegar a Deus sem crer em Jesus Cristo. Jesus Cristo é o único caminho para Deus e é o único que pode salvar, pois: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6).

Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. (Romanos 10:9).

Preparado por Daniel Borges 17/02/2002 - "Igreja Batista Independente"

Introdução  Mensagens