Aids é transmitida por mordida do filho na mãe


O Povo

Estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo mostra que uma pessoa pode ser contaminada pelo HIV ser for mordida por um portador do vírus causador da Aids. O caso, analisado em uma tese de mestrado concluída no mês passado, aconteceu na cidade de São Paulo em 1999 e envolveu duas pessoas da mesma família. 

Maria (nome fictício), uma viúva de 59 anos, foi mordida na mão pelo filho João (também fictício), de 31 anos, portador do HIV e vítima de toxoplasmose, infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que pode ser congênita ou adquirida e atinge homens e animais. A toxoplasmose se manifesta em cerca de 20% dos doentes. Durante uma convulsão e sem saber que tinha Aids, João feriu a mãe. Apenas 27 dias depois da mordida, Maria - que afirmou não ter tido relações sexuais nos últimos dez anos - apresentou a primeira manifestação da Aids. 

Os pesquisadores ainda não têm certeza de como ocorreu a transmissão do vírus. Eles acreditam que a contaminação aconteceu porque houve a mistura de sangue do filho, que apresentava feridas na boca, com o da mãe, que também sangrou muito. Mas eles não descartam a possibilidade de ela ter contraído o vírus pela saliva. 

 

O estudo da Unifesp mostra que a espécie de HIV que atingia João era exatamente a mesma que contaminou Maria. É a primeira vez no mundo que uma pesquisa mostra, por meio de análise do tipo de vírus, a ligação direta entre a mordida e a contaminação. Três outros casos já haviam sido descritos nos Estados Unidos, mas naquele país os pesquisadores só sugerem a possibilidade.

Fonte: ABRASP - http://www.abrasp.org.br

Daniel Borges 06/12/01

Utilidade Pública HIV - AIDS