Virtual Winner - A mais hype do Braza

Profetas Menores - Ageu

Autor: Ageu o "profeta do templo", que significa "minha festa". Isso, possivelmente nos leva a crer que tenha nascido durante a festa do templo, durante os setenta anos de cativeiro em Babilônia, e tenha regressado a Jerusalém com Zorobabel. Era colega de Zacarias, Esdras 5:1;6:14.

Quando foi escrito: 520 a.C.

Tema Principal: O Senhor repreende fortemente ao povo por causa do descuido para com a construção do templo, (Mateus 6:33) unidas a alentadoras exortações e promessas aos que estavam comprometidos com a obra.

Texto Chave: 2:4.

Marco Histórico: O remanescente que havia regressado do cativeiro estava mais preocupado com seus assuntos particulares, com sua própria vida, seu próprio eu e com o embelezamento de suas casas do que com a reconstrução da casa de Deus. A obra estava parada havia anos, 1:4.

Mensagem:
É uma forte exortação e uma repreensão cortante, mostrando que Deus havia retido suas bênçãos materiais porque seu templo havia sido deixado em ruínas pelo povo, 1:3-11.
Deus deixa claro sua vontade e para que o povo as fizesse, o Senhor, por meio do profeta diz palavras de ânimo quando da retomada da obra de reconstrução do templo, 1:12-15.
Promessas inspiradoras às pessoas idosas que se entristeciam por causa da inferioridade de estrutura que edificavam comparada à do templo de Salomão, que elas haviam visto, 2:3. A estas pessoas o profeta apontou a manifestação vindoura do poder divino e a aparição do Messias, quando a glória do Senhor encheria a casa, 2:7-9.
Uma recordação de sua indignidade para exigir uma casa ao Senhor dos exércitos, 2:10-14.
Promessa de juízo futuro (Deus é amor, mas também juiz) de condenação das nações pagãs e palavras de louvor a Zorobabel, como instrumento escolhido de Deus, 2:20-23.

Porções Seletas: 2:4-9.
A presença divina, fortalecedora, v. 4.
O poder divino, estremecedor, v. 6.
A glória divina, consoladora, v. 7.
A paz divina, vindoura, v. 9.

Pois assim diz o Senhor dos exércitos; Ainda uma vez, daqui a pouco, e abalarei os céus e a terra, o mar e a terra seca.

"Ageu 2:6"

A Bíblia Sagrada Zacarias