Tudo Entregarei

Tudo Entregarei

"I Surrender All"

"George Benjamim Nind"

Tudo Entregarei - Borges To Find Jesus


Letra: Judson Wheeler Van DeVenter (1855-1939), 1873. Tradução por George Benjamim Nind (1860-1932).

Música: "I Surrender All", Wilfield Scott Weeden (1847-1908). [ Arquivo MidiArquivo NnoteWorthy ComposerArquivo PDF ].

. This song was written by Judson W. Van de Venter while he was conducting a meeting at East Palestine, Ohio. For some time, he had struggled between developing his talents in the field of art or going into full-time evangelistic work. He says: At last my hour came, and I surrendered all. Then a new day was ushered into his life. He became an evangelist and discovered down deep in his soul a talent unknown. God had hidden a song in his heart.

Esta canção foi escrita por Judson W. Van de Venter enquanto ministrava uma reunião na Palestina Oriental em Ohio. Durante algum tempo, havia tentado muito desenvolver seus talentos no campo da arte ou no evangelismo em tempo integral. Ele disse: Afinal minha hora chegou, e Tudo Entregarei. E um novo dia surgiu em sua vida. Então tornou-se um evangelista e descobriu no fundo da sua alma um talento até então desconhecido. Deus tinha escondido uma canção em seu coração.


Tudo ó Cristo, a Ti entrego,
Tudo, sim, por Ti darei!
Resoluto, mas submisso
Sempre, sempre, seguirei!


Refrão
Tudo entregarei, Tudo entregarei
Sim, por Ti, Jesus bendito, Tudo deixarei


Tudo ó Cristo, a Ti entrego,
Corpo e alma, eis me aqui!
Este mundo mau renego,
ó Jesus, me aceita a mim!


Refrão


Tudo ó Cristo, a Ti entrego,
Quero ser somente teu!
Tão submisso à tua vontade,
Como os anjos lá nos céu!


Refrão


Tudo ó Cristo, a Ti entrego,
Oh! eu sinto teu amor
Transformar a minha vida
E meu coração, Senhor!


Refrão


Tudo ó Cristo, a Ti entrego,
Oh! que gozo, meu Senhor!
Paz perfeita, paz completa!
Glória, glória ao Salvador!


Refrão


[ Veja em Inglês I Surrender All ]

Esse foi o primeiro hino que o Senhor tocou em meu coração para fazer uma breve análise e, atentar para a sua letra. Vejamos, o que realmente ele diz:

Tudo ó Cristo, a Ti entrego, tudo, sim, por Ti darei!
O que significa a palavra tudo? Ora, tudo significa a totalidade, a universalidade das coisas que existem, aquilo que é essencial, qualquer coisa, tudo é tudo mesmo, sem exceção. "... em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo". (Efésios 3:9). Por acaso, temos alguma duvida quando lemos esse versículo que Paulo, o apóstolo, escreveu aos irmãos de Éfeso, quando diz que Deus criou tudo: os céus, a terra, os animais, tudo? Isso é que é tudo em relação ao universo! Quando alguém ouve o evangelho e pela fé acredita no que ouviu e o Espírito Santo toca o seu coração e se converte, então ela levanta a mão para a igreja saber que está aceitando a Cristo como Salvador, será que ela sabe que tem que entregar a totalidade das coisas da sua vida ao Senhor Jesus para que Ele seja também o Senhor da sua vida? O que é tudo, em relação a nós? Não basta ter Jesus como Salvador é preciso que O tenhamos como Senhor também.

Resoluto, mas submisso sempre, sempre, seguirei!
Uma pessoa resoluta é uma pessoa decidida, dinâmica, esforçada, determinada, resolvida. Quando Deus te chama para um trabalho é assim que você tem agido? Com dinamismo e de cabeça erguida? Por exemplo, um irmão te chama para fazer evangelismo, você aceita o desafio determinado a cumprir a vontade de Deus, sem relutar, e se esforça ao máximo para ganhar almas para Jesus ou fica se esquivando, achando que é trabalho de outro irmão? E quando é para fazer uma visita ao irmão carente, ao irmão fraco na fé você tem sido uma pessoa decidida? E segue em oração e com resolução?
Ser submisso é ser dependente, subordinado, vassalo, obediente, súdito; é fazer o que o Mestre manda. Quando somos súditos. Temos que reconhecer que quando aceitamos a Jesus, nos tornamos seus servos, e, passamos a ser totalmente dependentes em tudo na nossa vida.
Por exemplo, quando vamos tomar uma grande decisão, oramos e pedimos ao Senhor? E se for apenas um pequeno problema? Não importa o tamanho do desafio, da mesma forma devemos orar e contar ao Senhor em oração, e deixá-LO seguir na frente. Não devemos tentar resolver nada por nossa conta, pois podemos cair em situações desesperadoras. Não somos capazes de nada, se o Senhor não permitir.
Seguir a Jesus significa andar com Ele. Andar por onde Ele andou, fazer as coisas que Ele fez. Trilhar as mesmas trilhas. Falar com Ele em nossas orações e contar as nossas alegrias e as nossas dores. Mostrar todas as nossas aflições. "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou". (I João 2:6). Deus é Onisciente, sabemos disso, mas Ele quer que falemos com Ele. Deus quer ver em nós submissão e humildade para pedir. Seguir sempre, sempre, quer dizer literalmente estar com Ele em todo momento. "Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça". (Eclesiastes 9:8).

Tudo ó Cristo, a Ti entrego, corpo e alma, eis me aqui!
Ser cristão é gostoso, é maravilhoso, pois sabemos que temos pela Palavra do Senhor a garantia de vida eterna na Nova Jerusalém ao lado de Jesus. Sabemos que temos a Salvação pela Graça e nada neste mundo poderá nos tirar, "Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor". (Romanos 8:39), mas para tudo existe uma condição devemos entregar tudo a Jesus. Isso parece simples, mas não é! Ser cristão também é uma batalha constante, pois satanás não descansa um minuto sequer e precisamos estar sempre vigiando e orando em todo o tempo para que não possamos agir pela carne. "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca". (Mateus 26:41). Aquele que pensa que ser cristão é fácil, pensa que é só ir ao templo reunir-se com a igreja as quartas e domingos, cumprimentar os irmãos, cantar hinos sem se aperceber do que diz a letra, acompanhar a leitura da Bíblia enquanto o Pastor está pregando na hora do culto está completamente enganado. Esse precisa realmente se arrepender e se converter.
Ser cristão é amar, é doar tudo de si, é respeitar, é adorar ao Senhor Deus e ao Nosso Salvador Cristo Jesus, é ser humilde. Ser cristão é sofrer a duras penas, é passar por tribulações sem blasfemar, é ser perseguido sem perseguir, sem guardar rancor.

Este mundo mau renego, Ó Jesus, me aceita a mim! - quero ser somente teu!
Renegar é renunciar, e, como é que posso renunciar a esse mundo mau? Preciso me converter, me apostatar dele. Por exemplo, se estou seguindo por uma estrada e alguém me diz que não tem saída ou que o fim da estrada acaba em um abismo sem fim, o que eu faço? Bom, eu tenho duas escolhas, ou continuar em frente e cair no abismo ou converter do meu caminho, fazer meia volta e tomar outro caminho seguro. Como é que posso saber se sou verdadeiramente um cristão e se estou renegando ao mundo? Essa pergunta também é fácil de responder: Basta olhar para os seus amigos. São eles do mundo ou da igreja? Qual deles você agrada mais, os ímpios ou os cristãos?
Veja a aprovação de Deus vale muito mais que a aprovação das nações. Não devemos agradar ao mundo. Não significa que devemos nos esconder num quarto escuro e jamais sair dele para não nos misturarmos, ou falarmos com as pessoas ímpias, certamente que não! Estou dizendo que não devemos e nem podemos concordar com as coisas que o mundo faz e oferece e fala. Se for bíblico concordamos, se não for temos que nos apartar. "E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas" (I João 1:5). Quando nossos velhos amigos se tornaram nossos novos inimigos, então está bem claro que somos cristãos e estamos renegando o mundo. Por que faço essa colocação? Simples, não pode haver união entre ambos, a luz e as trevas, é impossível. "Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz" (Efésios 5:8). Como pode um cristão pensar como um pecador sem Deus? Ou ainda, como pode uma pessoa do mundo pensar como um cristão se ele não é da luz e nem entende as coisas que vêm da luz? "E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam" (João 1:5). Só podemos conseguir falar ao mundo, quando estamos falando da Palavra do senhor, quando estamos pregando a eles. Ainda que sejam inimigos "Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem". (Mateus 5:44). Só agindo desta forma é que podemos dizer: "Jesus aceita me a mim" e "quero ser somente Teu".

Tão submisso à Tua vontade, como os anjos lá nos céu!
Já vimos sobre a submissão, então basta fazer agora a vontade do Senhor como fazem também os anjos no céu. Não como aqueles que se rebelaram contra o Senhor e foram lançados na terra. Mas como os que permaneceram firmes e estão ao lado de Deus.
E qual é a vontade de Deus e de Jesus? Ora se temos mais de 8.000 promessas de Deus na Bíblia, então para cada promessa, certamente há uma condição. Essas condições são o que Deus espera que façamos. Essas são as Suas vontades. Não se engane com a velha Lei do Antigo Testamento, ali se encontram os 10 mandamentos que Deus deixou a Abraão, mas o cristão não está preso aos mandamentos da Lei, ele é salvo pela graça e já não vive mais pela Lei "Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus". (Gálatas 2:16, 19), ele precisa cumprir todos os mandamentos da Bíblia, e sem dúvida alguma, eles são milhares. "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor". (Romanos 13:10).

Tudo ó Cristo, a Ti entrego, oh! eu sinto teu amor
Para sentir o amor de Jesus, precisamos ter a sensibilidade de um cristão, a fé. Não é qualquer pessoa comum que sente Seu amor. Para sentir o amor de Jesus precisamos estar perto dEle, e, com fazemos isso senão pela oração. Estamos realmente orando? Estamos também amando nosso irmão, nosso próximo como Cristo disse. "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (I João 4:20). Uma prova clara de que para sentir o amor de Deus, precisamos amar. O amor é um dos três últimos dons que restaram aos cristãos. "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor". (I Coríntios 13:13).

Transformar a minha vida e meu coração, Senhor!
Quando Cristo começa a transformar nosso coração? Essa transformação começa exatamente no momento em que cremos nEle e O aceitamos para nossas vidas.

Tudo entregarei, tudo entregarei, sim, por Ti, Jesus bendito, Tudo deixarei
Quando tivermos entendido o que é ser cristão; o que é amar; o que é ter misericórdia; que devemos ajudar o próximo carente, amar o irmão mais fraco, pois é Bíblico amar os irmãos, independentemente do seu grau de fé; que precisamos cumprir um dos principais mandamentos de Jesus que é "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15); que temos que ser santos, pois Deus é santo; que temos que pedir perdão pelos nossos pecados todos os dias; que precisamos nos converter a cada dia; que precisamos abandonar o mundo a cada dia, não nos conformando com o que ele oferece; que não devemos olhar para trás buscando o que abandonamos por Cristo; que precisamos orar sem cessar, seja de joelhos ou não, de olhos fechados ou apenas em espírito "Orai sem cessar". (I Tessalonicenses 5:17; I Pedro 4:7); que o nosso tempo não é o de Deus, pois quando pedirmos algo e houver demora precisamos perseverar em oração e não blasfemar, pois Deus apenas atende a Seu tempo e, se for da Sua vontade. E é dessa forma que poderemos estar começando a entregar tudo ao Senhor.

Tudo ó Cristo, a Ti entrego, Oh! que gozo, meu Senhor!
Paz perfeita, paz completa! Glória, glória ao Salvador!

Então, passaremos a sentir a felicidade de ser um cristão. Sem peso, sem dúvidas quanto à salvação, sem pormenores, com muitas falhas sim, mas prontos a se humilhar e pedir perdão. Ainda que tenhamos tribulações, estaremos alegres. Isso nos trás gozo e paz perfeita e podemos dar honras e glórias ao Senhor! Irmão esse é o meu alerta "Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar". (I Pedro 5:8). Amém.


"A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração". (Colossenses 3:16).

Que Deus abençoe esta mensagem e, de alguma forma te possa ser útil.


Danny's Home Page - Be Welcome Mensagens