Arrependei-vos e Crede no Evangelho

Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho". (Marcos 1:14-15).

Não só os mandamentos de Deus devem ser observados, mas a ordem destes mandamentos também.

De todas as perversões satânicas que se fazem da mensagem do evangelho, uma das mais perniciosas é a inversão da ordem bíblica do arrependimento e . Juntamente com esta inversão há uma completa falta de entendimento do significado de arrependimento e da natureza da fé salvadora. Não é por acidente que a única vez no Novo Testamento em elas aparecem juntas, são citadas pelo próprio Senhor Jesus Cristo, e o mandamento para se arrepender vem primeiro.

Arrependei-vos e Crede no Evangelho

Arrependimento e Fé

Além disso, é necessário se notar que só duas vezes no Novo Testamento os substantivos arrependimento e aparecem juntos e nas duas vezes nesta ordem. Os falsos mestres da "fé e arrependimento" falsificados não podem justificar esta ordem inversa pelas Escrituras, e os argumentos que usam para defendê-la são baseados numa interpretação errônea do significado das duas palavras. Os dois lugares no Novo Testamento onde os substantivos arrependimento e fé são usados se encontram em Atos 20:21 e Hebreus 6:1.
Em Atos 20:20-21 o Apóstolo Paulo resume seu ministério dizendo: "como não me esquivei de vos anunciar coisa alguma que útil seja, ensinando-vos publicamente e de casa em casa, testificando, tanto a judeus como a gregos, o arrependimento para com Deus e a em nosso Senhor Jesus.".

Em Hebreus 6:1 somos exortados a "…que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus".

Para Crerdes

Há um lugar no Novo Testamento, onde na versão corrigida, as palavras arrepender e crer aparecem juntas, e embora no original a palavra arrepender seja diferente da que é usada nas outras passagens citadas, a mesma ordem prevalece. É em Mateus 21:32, onde vemos Jesus falando a "principais sacerdotes e os anciãos: "Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não lhe deste crédito, mas os publicanos e as meretrizes lho deram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para crerdes nele.".

Graças Inseparáveis

Neste último exemplo (Mateus 21:32) a palavra para "arrependestes" talvez fosse melhor traduzida por: "sentistes remorso".

Quanto às palavras geralmente representadas por "arrepender" e "arrependimento" na versão corrigida, a verdade é igual ao que lê na declaração de fé de New Hampshire (Declaração de Fé das Igrejas Batistas do Brasil), que o arrependimento e a fé são "graças inseparáveis". Isto é verdade não só porque está escrito na declaração, mas por ser apoiado por Batistas sãos na fé, como sendo a verdade revelada no Novo Testamento.

A verdade é que oradores e escritores divinamente inspirados do Novo Testamento geralmente consideravam suficiente referir-se ou só ao arrependimento ou só a fé, sabendo que qualquer uma das duas necessariamente implicaria na outra. Foi só para fazer ênfase especial, e talvez, para tornar claro o relacionamento entre elas, que nestas poucas vezes ambos os termos foram usados.

Um Erro Lamentável

Já ouvi pastores batistas, que deviam saber mais, dizer que o carcereiro filipense em Atos 16 ouviu Paulo e Silas dizerem que só precisava crer porque "ele já tinha arrependido". O homem que faz tal afirmação ou não conhece o significado de arrependimento ou não considerou cuidadosamente suas próprias palavras.

O fato é que não pode existir tal coisa como um pecador verdadeiramente arrependido de "suas obras mortas" e "para Deus", sem que também tenha fé salvadora em Cristo. Também não existe um crente salvo em Cristo que não haja se arrependido de acordo com o arrependimento do Novo Testamento.

O arrependimento e a fé não são "passos para a salvação; muito menos a inversão e a falsificação "fé e arrependimento", a não ser ilusão e destruição.

O arrependimento e a fé do Novo Testamento são "graças inseparáveis"; dois dos muitos aspectos de uma experiência única da graça salvadora de Deus.

Significado dos Termos

O verdadeiro arrependimento é uma mudança de mente, e quando usado em conexão com o evangelho, significa para o pecador perdido uma mudança da descrença para a crença. É óbvio, então, que quando o pecador se arrepende de verdade, ele também passa a crer no que não cria antes, incluindo uma confiança em Quem antes não confiava.

A fé salvadora implica necessariamente numa confiança ou entrega pessoal, como se é ensinado claramente na Bíblia. Já que o pecador perdido está num estado natural de descrença, é óbvio que ele não pode crer sem uma mudança de mente, a qual é o significado de arrependimento no Novo Testamento.

Creia no Evangelho

Paulo, em I Coríntios 15:3-8, resume o Evangelho: "…que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia segundo as Escrituras, e que foi visto".

Se você ainda não creu nesta mensagem a ponto de confiar em Cristo para a salvação, que possa agora, pela graça de Deus, se arrepender (mudar sua mente) e crer no evangelho para a salvação de sua alma. Hebreus 10:39.

1a Igr. Batista do Jd. das Oliveiras - Rosco Brong



Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. (Mateus 3:1-2)
Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho (Marcos 1:14-15)

"Mateus 3:1-2" — "Marcos 1:14-15"

Estudos Bíblicos Como Você Crê?