A Bíblia Fala do Inferno

Então vamos esclarecer alguns pontos:

Talvez isso possa surpreendê-lo, mas A Bíblia fala mais sobre o inferno e o Lago de Fogo, do que propriamente do Céu, isto é justamente para alertar as pessoas. E certamente posso afirmar, mediante a Palavra de Deus que atualmente existe milhões e milhões de pecadores, de pessoas que se achavam boas demais para dar ouvidos a Palavra de Deus, queimando no inferno de fogo e aguardando o juízo final para serem lançados no "Lago de Fogo". ( Apocalipse 20:11-15 ).

Quando as pessoas morrem, não importa se são boas ou más, justos ou injustos, salvos ou perdidos, seu corpo vai para a sepultura, para o sono inconsciente da morte; Sabemos que todo homem (humanidade) deve morrer (este é o salário do pecado).

Em Salmo 89:48 podemos encontrar tal pergunta: "Que homem há, que viva, e não veja a morte?". E, para a confirmação temos a sabedoria de Salomão, que diz: "...não vão todos para o mesmo lugar?" (Eclesiastes 6:6) ou "O mesmo sucede aos justos e aos pecadores, bons e maus, justos e injustos, puros e impuros". (Eclesiastes 9:2-3).
Todos os que morreram, seus corpos estão na sepultura. Mas, a diferença está na alma. A alma dos santos, dos justos, dos tementes a Deus (cristãos) vai para o Paraíso (Seio de Abraão - lugar de descanso até a volta de Cristo) e depois irão para a Nova Jerusalém, Cidade Santa preparada por Cristo, e a dos pecadores, dos incrédulos, vai para o Inferno, um lugar de tormento eterno, depois serão lançados no Lago de Fogo. Mas todos estão aguardando a volta de Cristo, Sua segunda vinda (parousia) a este mundo para o juízo final.
Os justos mortos ressuscitarão primeiro ( I Tessalonicenses 4:16 ) e reinarão com Cristo por mil anos (Paulo em II Pedro 3:8 e Moisés em Salmos 90:4, dizem que mil anos aos olhos de Deus é como um dia), num arraial, numa Cidade Santa separada para os santos aqui na terra, e provavelmente esta cidade será Jerusalém, em Israel. ( Jeremias 3:17 e Zacarias 14:16 e ss ).

A Palavra de Deus afirma que quando os ímpios quiserem destruir a Cidade Santa e derrotar a Cristo e os salvos, então "descerá fogo do céu e os consumirá". ( Apocalipse 20:9 ). E, o diabo, a morte e o inferno (sepultura), pois serão lançados no lago de fogo e enxofre. ( Apocalipse 20:10 e 14 ).
Este fogo será eterno. Destruirá tudo, e eliminará todo o mal deste mundo: desde Satanás, o causador do pecado, até o último dos pecadores sem Cristo. Diz a Bíblia que quando esta terra for incendiada pelos fogos do inferno, no dia final, "todos os soberbos e todos os que cometem perversidade, serão como a palha... não sobrará nem raiz e nem ramos". ( Malaquias 4:1-3 ).

A atitude de Deus ao destruir os ímpios é chamada na Bíblia de "o ato estranho de Deus". ( Isaías 28:21 ). Pois a destruição é contrária ao caráter de Deus, todos sabemos que "Deus é amor" ( I João 4:8 ).
Um dia Deus destruirá os ímpios num inferno de fogo, aqui nesta terra. Mas, somente depois de julgá-los pois Deus é amor e justiça. O que foi esclarecido aqui, sobre o que a Bíblia nos ensina a respeito do inferno de fogo, e, que será somente depois do juízo final, é coerente com o caráter justo de Deus, e se harmoniza perfeitamente com todas as promessas de Deus, principalmente com a promessa da segunda vinda de Cristo e da ressurreição dos mortos.

A Bíblia nos ensina que quando Jesus voltar, Ele mesmo vai separar os bons dos maus (veja abaixo a separação do joio e do trigo), as ovelhas dos cabritos. ( Mateus 25:31-33 ). Julgará os ímpios, para comprovar a justiça de Deus. ( Apocalipse 20:4; I Coríntios 6:2-3 ). E Então cada um receberá a recompensa merecida segundo as suas obras. ( Apocalipse 22:12 ).

Desde o princípio tem sido parte da obra do enganador distorcer o caráter divino levando criaturas a terem ódio do Criador, fazendo com que as pessoas pensem que Deus é vingativo, cruel, lançando no inferno os ímpios para serem atormentadas por toda a eternidade. Seria isto amor? Seria isto justo?. Com certeza, pois Deus não só é amor mas, também é justiça. Vocês acham que seria justo, Deus ter feito o que fez por todos nós e simplesmente fazermos o que bem entendermos, sem punição alguma? Evidente que não!

Alguns dizem que não há inferno, porque na Bíblia o Senhor nosso Deus diz que não tem prazer na morte do ímpio. Deus mesmo afirma: "Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus: não tenho prazer na morte do ímpio, mas que o ímpio se converta do seu mau caminho e viva". ( Ezequiel 18:23, 32; 33:11 ). Mas, Deus deixa uma condição para ser seguida, Ele diz: "mas que o ímpio se converta do seu mau caminho e viva", ora sem cumprir esta condição, você ainda tem certeza que irá para um bom lugar?.

Devemos ao ler a Bíblia, estudá-la com cuidado, analisando minuciosamente a Palavra de Deus, se assim o fizermos, vamos descobrir que ao Jesus voltar a esta terra ( Romanos 15:21; Lucas 21:27 e Marcos 13:26 ), e cremos que está próximo o tempo, "os mortos ouvirão a Sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem – os que tiverem crido em Jesus – para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal – aqueles que se esqueceram de Deus e não aceitaram a Cristo como seu Salvador - para a ressurreição do juízo". ( João 5:28-29 ). A Bíblia também ensina que quando Jesus voltar, Ele se assentará no Seu trono como grande glória ( Mateus 25:31 ) para julgar o mundo "com justiça" ( Mateus 32-34 ).

Seria possível criar uma harmonia da volta de Cristo e a Ressurreição, com a doutrina do inferno?
Vejamos, se quando alguém morre, vai para o paraíso, ou para o inferno ou mesmo para o purgatório, então eu pergunto:
Porque Deus teria enviado seu filho para morrer por nós na cruz?
Qual é a importância e o significado da morte e ressurreição?
Por que a Bíblia então, nos dá a certeza de um julgamento na parousia de Cristo?

O que diz a Bíblia...

Desde o princípio no Céu o diabo semeou a dúvida entre os anjos, quanto à justiça e ao amor de Deus. Nessa obra de engano ele teve tanto êxito que a terça parte dos anjos o seguiu, em rebelião contra Deus. Desde que Satanás foi expulso do céu ( Isaías 14:12 ) ele tem estudado minuciosamente e se empenhado em desvirtuar o caráter de Deus com o propósito semear na terra a ruína e destruição de quantos puder. ( Mateus 13:39; Apocalipse 20:8 ).
Satanás tem procurado afastar as afeições dos filhos de Deus, fazendo com que não se aproximem de Deus, falseando o caráter divino. Por meio do engano, ele tem confundido mesmo os que professam ser cristãos. Por isso devemos estar atentos. Mas todos nós os cristãos, sabemos qual é o seu destino final, para onde será enviado no dia do juízo de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ( Apocalipse 20:10 ).
Milhões de pessoas se têm afastado de Deus - julgando-o severo, áspero e injusto. Assim têm feito por causa de um mal-entendido acerca da punição dos ímpios. ( Isaías 26:10; Salmos 36:1 ). O que tem acontecido é que crenças e ensinos pagãos tem tomado o lugar da verdade bíblica. ( Habacuque 1:4; Judas 1:4; Salmos 1:1; Provérbios 4:14,19 ). Pelo uso incorreto de versículos da Palavra de Deus, dá-se a impressão de que certas teorias ou idéias humanas têm apoio na Bíblia.

Conta-se que Roberto Ingersoll, o conhecido ateu, pretendia ser um grande pregador cristão. Infelizmente lhe ensinaram que muitas crianças haviam de arder no fogo do inferno através da eternidade. Refere-se que ele teria dito: "Se Deus é assim, eu O odeio". Infelizmente alguns que são assim mal informados e não sabem que a Bíblia ensina-nos a respeito da punição dos pecadores ( Romanos 6:23; II Pedro 3:7 ), e desta maneira poderiam enxergar o amor, a misericórdia, a justiça e sabedoria de Deus.

Muita gente não conhece a Deus como o verdadeiro Deus que realmente é, um Deus de amor. ( I João 4:8-9 ). Não compreendem "O Plano de Deus para a salvação do homem caído", condenado (em pecados), e devemos entender que com a (primeira) vinda de Cristo ao mundo ( João 3:17 ), o homem (humanidade) tem uma chance de passar da morte para a vida, ( Romanos 5:18; 5:21; 6:23 e 8:11 ), de homem caído (em pecados) para homem redimido ( Romanos 5:12, 17 ), de condenado para livre, de servo do pecado ( Satanás ) ( Romanos 3:23; 5:12; II Pedro 2:4 ) para servo de Cristo. ( Romanos 6:17, 22; II Coríntios 4:5; Efésios 6:6; I João 5:18 ), isto se der lugar à Palavra de Deus em seu coração, se ouvir Sua Palavra com ouvidos bem abertos e atentos ( Atos 28:27; Apocalipse 2:7 e 13:9 ) e verdadeiramente crer em Jesus de todo o seu coração. ( João 3:15-16 ).

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

"Romanos 3:23"

A Realidade do Inferno e do Lago de Fogo Como Descrever o Inferno e o Lago de Fogo?