Virtual Winner - A mais hype do Braza

Os Nomes de Deus

Primeiro quero acrescentar que o nome é a própria personalidade, por assim dizer, pois é individual. Veja no "princípio" os indivíduos não costumava usar sobrenomes, podemos constatar isso na Bíblia, que é o nosso foco: Abraão, Jacó, Ruth; o que costumavam fazer era acrescentar algo que o fizesse lembrar. Hoje em dia ainda costumamos fazer assim; dizemos: "O Daniel da padaria, O Daniel da locadora, etc." Jesus era conhecido como "Jesus de Nazaré", aqui usaram o local de nascimento; Paulo, após sua conversão era conhecido como "Saulo de Tarso"; o primeiro homem criado por Deus, Adão significa "da terra ou tirado da terra vermelha", isso indicava sua origem.

Para falar de ou a respeito de Deus nós precisamos ter um certo cuidado sobre qual "Deus – deus" nós estamos realmente falando. Portanto iniciaremos com:

NOMES GENÉRICOS DE DEUS

Genérico, por si só já diz não ser peculiar ou específico da divindade. Genericamente podem ser usados pelo Deus verdadeiro como por falsos; feminino ou masculino. Vejamos biblicamente:

Elohim – ( plural אלחים ) e Eloah – ( singular אלוה ) = Deus, Criador "implícito o poder criativo e a onipotência":
É o primeiro nome que surge na Bíblia: "No princípio criou Deus ( Elohim אלחים ) os céus e a terra" (Gênesis 1:1).
Elohim ( אלחים ) aparece 2498 vezes e Eloah – ( אלוה ) aparece 57 vezes e desse total apenas 245 não se refere ao verdadeiro Deus de Israel. Esse substantivo vem do verbo hebraico "Aláh" - "Alá", e significa "ser adorado, temido e reverenciado, ser excelente".

El ( אל ) = Deus, "aquele que vai adiante ou começa as coisas":
Nome apenas no singular e aparece 250 vezes. Extremamente conhecido pelos povos que falam a língua semita.
Pode ser usado com "deus" para divindades falsas, mas também "Deus" para o verdadeiro Deus de Israel. Com pouca freqüência foi usado para significar "o poderoso", mas apenas ara homens e anjos. Normalmente aparece sozinho, mas foi combinado formando termos compostos significando deidade, ofício, natureza ou atributos do Deus verdadeiro.

El-Berit = Deus que faz pacto ou aliança (Gênesis 31:13, 35:1-3),
El-Elyon ( אל עליון ) = Deus que faz pacto ou aliança (Gênesis 31:13, 35:1-3), Elyon, adjetivo que deriva do verbo hebraico "Aláh" e usado para coisas significa: "subir, mais alto, mais elevado, superior e utilizado para se referir a Deus significa "o excelente, o alto, o Deus glorioso".
El-Ne‘eman = Deus de graça e misericórdia (Deuteronômio 7:9),
El-Nosse = Deus de compaixão (Salmos 99:8),
El-Olan ( אל עלם ) = Deus eterno, da eternidade (Gênesis 21:33),
El-Qana = Deus zeloso (Êxodo 20:5; 34:14),
El-Ro‘i = Deus da vista (Gênesis 16:13),
El-Sale‘i = Deus é minha rocha, o meu refúgio (Salmos 42:9-10),

NOMES ESPECÍFICOS DE DEUS

Totalmente contrário aos genéricos, os nomes específicos de Deus, que são os utilizados na Bíblia para o único Deus verdadeiro e jamais serão utilizados para outras divindades.

Shadday ( שדי ) – Todo-poderoso
Tanto pode aparecer sozinho ( שדי = todo-poderoso, (Gênesis 49:24) e, em (Jó) encontramos 31 vezes) como também utilizando ( El - אל ) e obtendo uma forma composta ( El-Shadday – ( אל שדי ) = Deus Todo-poderoso; (Gênesis 17:7; 28:3; 35:11; 43:14; 48:3; Êxodo 6:3 e Ezequiel 10:5). Encontramos na Vulgata Latina sua tradução por omnipotens e na Septuaginta como Pantokrator.

Adonay ( חשם ) – Senhor
Passaram a utilizar Adonay ( השם ) em serviços religiosos e há’Shem ( השם ) para conversas informais, devido à lei explícita: "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão". (Êxodo 20:7) e, "E aquele que blasfemar o nome do Senhor, certamente será morto; toda a congregação certamente o apedrejará. Tanto o estrangeiro como o natural, que blasfemar o nome do Senhor, será morto" (Levítico 24:16), nunca o tetragrama יהוה .



ADQUIRA ESTUDO COMPLETO EM PDF

Toda Glória, Honra e Louvor seja dado a Deus ( חשם ) e ao [ Nosso Senhor Jesus Cristo ]
Preparado por Daniel Borges em 17/10/01; atualizado 18/08/07 - 06/01/08 - 05/05/2017

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.

"Josué 1:9"

A Bíblia Sagrada Welcome to Danny's Home Page