Águia ou Galinha?

Águia Galinha

É possível viver-se uma vida inteira sob a perspectiva errada. Acreditando que estamos certos, podemos estar cometendo um erro. Pensando que atingimos o objetivo, podemos estar a quilômetros de distância do alvo que desejávamos. Para mostrar um destes erros que comumente cometemos, conto uma estória:

Um bravo índio americano encontrou um ovo de uma águia. Ele sabendo que não haveria a mínima possibilidade de devolver o ovo ao ninho da águia, a melhor coisa a fazer foi colocá-lo no ninho de uma galinha. O resultado era previsível. A ave chocou esse ovo de águia, juntamente com os seus próprios ovos, sem nada perceber, pois sabemos que muitos animais, domésticos ou não, não têm capacidade para pensar como seres humanos. Pouco a pouco, a pequena águia foi sendo chocada juntamente com os pintinhos.

A estória prossegue...

Durante toda a sua vida a águia, pensando ser uma galinha, fez o que uma galinha faz. Ela ciscava o pó em busca de sementes e insetos para comer. Cacarejava e grasnava. E voava com um bater de asas tímido, agitando suas penas a poucos metros do chão. Afinal de contas, era assim que as galinhas voavam.

Os anos se passaram. E a águia foi ficando bastante velha. Um dia, ela viu um magnífico pássaro bem lá no alto, voando no lindo céu azul sem nuvens. Pairando com graciosa majestade nas poderosas correntes de vento, ele voava com a mínima batida de suas fortes asas douradas.

"Que belo pássaro!", disse a águia ao seu vizinho. "O que é ele?", "é uma águia - o mais importante e poderoso dos pássaros", cacarejou o vizinho. "Mas não fique imaginando coisas. Você jamais poderia ser como ele". Assim, a águia não pensou mais naquilo. E morreu pensando ser uma galinha.

(extraído de: A Vida do Lado Imperfeito, 1995, p.283 Charles R. Swindoll).


Que tragédia! Criada para pairar nos céus, feita para ser a mais importante ave dos ares, esta águia acomodou-se a viver como uma galinha, cavoucando vermes, ciscando no pó e agitando-se para voar apenas uns poucos metros acima do chão.

Num mundo cheio de pessoas que se acomodaram à mediocridade, satisfeitas com o status que reinante, é fácil que aqueles nascidos para serem águias vivam como galinhas. Como é fácil optar pelo modo errado de viver, pensando o tempo todo que, porque todo o mundo faz isto (a TV e os jornais assim o afirmam), este deve ser o caminho certo a seguir.

A Bíblia declara que você foi criado para um propósito. Você é importante para Deus e Ele elaborou um plano e um propósito para a sua vida. (Veja em Salmos 139, Jeremias 29:11-14 e João 3:16-17).

Seja como uma águia, aprenda a ter o seu tempo a sós consigo mesmo e com Deus, purifique-se; Ouça o que Ele tem a falar e após isto, somente após este tempo alce vôos , grandes e altos vôos, procure ver o mundo como Deus o vê, na sua plenitude, viva como se deve viver, como filho do Deus Altíssimo o Único e Verdadeiro Deus e não se preocupe, não tenha medo pois o seu refúgio é debaixo das Suas asas. "Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel. (Salmos 91:4).
Um Homem na Bíblia, cujo nome era Jesus (grande Homem este, lutou grandes batalhas e "é vencedor" da maior de todas as guerras), e o que mensagem Ele deixou: Jesus, disse: "... Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância". (João 10:10).

Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.

"Hebreus 5:13-14"

Mensagens Bíblicas O Alpinista e Sua Glória