Assembléia na Carpintaria

Quem é o Maior?

Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião de ferramentas para tirarem suas diferenças.

O Martelo exerceu a presidência, entretanto lhe foi notificado que teria que renunciar. Por quê? Perguntou o martelo. Fazia demasiado ruído! E também, passava o tempo golpeando. O Martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso. Disse que ele necessitava dar muitas voltas para que servisse para alguma coisa.

Ante ao ataque, o parafuso aceitou também, mas, por sua vez, pediu a expulsão da Lixa. Fez ver que era muito áspera em seu tratamento e sempre teria atritos com os demais.

A Lixa esteve de acordo, mas com a condição de que também fosse expulso o Metro, que sempre ficava medindo os demais segundo sua medida, como se fora o único perfeito.

Nisso entrou o Carpinteiro, pôs o avental e iniciou o seu trabalho. Utilizou o Martelo, a Lixa, o Metro e o parafuso. Finalmente, a grosseira madeira inicial se converteu em um lindo móvel.

Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia recomeçou a deliberação. Foi então que tomou a palavra o Serrote, e disse:

Senhores, se há demonstrado que todos temos defeitos, entretanto o carpinteiro trabalha com nossas qualidades. Isto é o que nos faz valiosos. Assim, não pensemos sobre nossos maus pontos, e nos concentremos na utilidade de nossos pontos bons.

A assembléia concordou, então, que o Martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a Lixa era especial para afinar e limar asperezas e observaram que o Metro era preciso, exato. Sentiram-se, então, como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria por poderem trabalhar juntos.

Ocorre o mesmo com os seres humanos. Observe e o comprovará. Quando em uma empresa as pessoas buscam pequenos defeitos nos demais, a situação se transforma em tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos demais, florescem as melhores conquistas humanas.

Temos grande habilidade de apontar o dedo e encontrar defeitos nos outros; Qualquer um pode fazer isto, Contudo, encontrar qualidades... Isto é para os sábios!!!!

Maior é o dom do amor: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor". (I Coríntios 13:13).

Deus tem maior sabedoria que nosso enganoso, pobre e miserável coração. "Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas". (I João 3:20).

Temos uma grande falha, que sempre a denominamos "humana", a de sempre querer ser o maior ou o melhor nisto ou naquilo. Até mesmo os discípulos na época de Jesus queriam saber aos olhos de Cristo quem era, dentre eles, o maio. Jesus em sua tão grande sabedoria sempre tinha uma resposta: "Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus". (Mateus 18:1-4).

Não devemos fazer nada para que agradem aos olhos dos homens, mas sim de Deus, pois isto não nos traz benefício algum e Deus não reconhece. "E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes". (Mateus 23:5).

Jesus nos disse que é necessário que o maior seja o menor, para que não sejamos como "o mundo". Aquele que quer ser maior, precisa primeiro ser humilde e menor. Precisa servir, do contrário será humilhado e diminuído: "O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado". (Mateus 23:12).
"Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve". (Lucas 22:26-27).


Nós os cristãos, já confessamos a Cristo Jesus, e nos tornamos filhos de Deus, e, nada há no mundo que possa substituir: "E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo. Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo". (I João 4:3-4).

Perante Jesus, não há o que seja maior, Ele mesmo nesta parábola mostra que a menor das sementes, a mostarda, pode se transformar numa grande árvore e servir de abrigo aos pássaros. "O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos". (Mateus 13:32).

Jesus sim é o maior: "Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo". (Mateus 12:6)

Jesus é maior que Jonas: "Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas". (Lucas 11:32).

Jesus tem sabedoria maior que a de Salomão: "A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão". (Lucas 11:31 e Mateus 12:42).

Jesus, o Rei dos Reis, mostra o que é ser maior; O que é humildade. "Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou". (João 13:14-16).

Deus é maior que tudo e todos: "Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai". (João 10:29).

Jesus exalta ao Senhor Deus, dizendo que Este é o maior: "Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu". (João 14:28).

"Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio". (Provérbios 19:20).

Porquanto aborreceram o conhecimento, e não preferiram o temor do Senhor.

"Provérbios 1:29"

Mensagens Bíblicas Atitude é tudo... Escolha o Melhor