Com que Cara?

Deus é o único Senhor "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor". (Deuteronômio 6:4). Deus é Onipresente "Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons". (Provérbios 15:3). Deus é Onipotente "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará". (Salmos 91:1). Como você acredita nEle? "Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos" (I João 4:9).

Que caminho eu devo seguir? "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem". (Mateus 7:13-14).
Jesus é nosso alvo "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". ( João 14:6 ) e nosso advogado e intercessor. "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" (I Timóteo 2:5). Jesus é a vida, então "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou". (I João 2:6). E a salvação, como obter? "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus". (Efésios 2:8).

Acredito que você deve estar se perguntando: "O que tem a ver o título desta mensagem a ver com o que foi exposto?" Com que cara?
Meu amigo (a) faz-se necessário, primeiramente, apresentar a Deus e Seu poder, Jesus Seu Único Filho, o caminho certo a seguir, como obter a vida eterna e a maneira pela qual devamos obter a salvação de nossa alma para que, aqueles que ainda não conheciam passem agora a conhecer o mínimo da vida cristã.
Pois bem, agora imagine! Hoje é o último dia, o dia do julgamento final, com que cara você estaria diante de Deus para prestar contas? E se recebesse o veredicto: culpado! Qual seria sua cara?
Agora mediante o que vimos na Palavra de Deus; Com que cara você ficaria se descobrisse ser um servo inútil e fosse para um lugar com tanta aflição; com tantas lágrimas e ranger de dentes? "Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes". (Mateus 25:30). Mas o que o ser humano comum não quer é sequer parar um momento para pensar a respeito.
E o quanto você ouviu de pregação? E a quantidade de pessoas que te quiseram alertar? E a Palavra da Verdade que você ouviu tantas e tantas vezes? Com que cara você se explicaria a Deus?

Você pode estar perguntando: "Mas todos não vão para debaixo da terra quando morrem?" É verdade, o corpo de toda pessoa que morre, seja ela crente ou não vai para a sepultura. Esse foi o julgamento que Deus deu ao homem depois de pecar "No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás". (Gênesis 3:19), o próprio Salomão entendeu o recado de Deus: "Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó". (Eclesiastes 3:20), mas sabe meu amigo (a) qual é a diferença? Todo corpo tem uma alma.
Quando uma pessoa descrente falece, sua alma vai para o inferno e fica aguardando o julgamento final de Deus, pois o primeiro julgamento é feito aqui na terra mediante a escolha de cada um: "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus". (João 3:18), depois será lançado no lago de fogo e, a alma do cristão tem um destino diferente, ela irá para o céu, para o seio de Abraão. "E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio". (Lucas 16:22-23). (Se quiser saber mais a respeito, leia Lucas 16:19 a 31).
No céu não entrará nada que não seja santo, justo, puro e honesto como Paulo falou aos irmãos de Filipos e que nos serviu de base para buscarmos nossa santidade. "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai". (Filipenses 4:8). Deus não permitirá, de forma alguma, que entre qualquer coisa que possa contaminar Sua Santidade e o lugar onde Ele vive desde toda a eternidade. "E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro". (Apocalipse 21:27).
E o que é pior, o ímpio é lançado no inferno consciente. Ele se lembrará de tudo que ouviu a respeito de Deus aqui nesta terra. Essa é uma grande prova do amor de Deus, Ele "Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade". (I Timóteo 2:4) para que depois de estar nesse lugar de perdição e tormento eterno não venha querer se justificar e dizer que nunca ouviu falar de Jesus, ou do verdadeiro Evangelho e da vida eterna.

Outra vez questiono: Com que cara você ficaria ao descobrir que guardar os mandamentos não leva ao céu? Qual seria a sua cara ao saber que boas obras não salvam? "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie". (Efésios 2:8-9).

É verídico que a Bíblia fala mais do inferno do que do próprio céu e por que será? Justamente para nos alertar do perigo que corremos se não acreditar. O inferno é o lugar destinado ao suplício das almas dos perdidos, ou seja, lugar das almas dos mortos não salvos até a 2ª ressurreição.
Veja alguns termos utilizados para a tradução de inferno, são eles: "Hades (grego = escondido - Novo Testamento), Sheol (Seol, Xeol – hebraico = o mundo dos mortos), Gehenna (grego = fogo consumindo; hebraico - Gehinnon, Gei-hinon = Vale de Hinom) e Tartaroo (grego, derivado de Tártaros = o mais profundo abismo do Hades)" que é o Lago de Fogo, lugar de punição eterna que arde com fogo e enxofre, onde a Besta, o falso profeta e Satanás (Diabo) e o próprio Inferno com todos perdidos que nele há, e aqueles que não foram achados escritos no livro da vida, serão lançados para que sejam atormentados de dia e de noite e eternamente. "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo". (Apocalipse 20:15).

Alguns crêem que o inferno não existe e que é apenas um termo simbólico. Não acreditam ser real o que a Bíblia fala. "Simbólico" estou certo que este termo para o inferno pode ser usado sim, mas não que ele não exista. Por exemplo: O Vale de Hinom (Gehenna) era um vale ao sul de Jerusalém, divisa entre Judá e Benjamim. (Josué 15:8; 18:16), Termo para designar um lugar de suplício eterno; O Inferno e o lago de fogo. "Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei". (Lucas 12:5) Veja também ( Mateus 5:22; 5:29-30; 10:28; 18:9; 23:15; 23:33; Tiago 3:16 ).
O Vale de Hinon (Tofete) era o local onde o povo de Israel oferecia sacrifícios humanos, de criancinhas, ao "deus" Moloque, então Deus determinou que aquele vale seria chamado de "vale da matança". "E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração. Portanto, eis que vêm dias, diz o Senhor, em que não se chamará mais Tofete, nem Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matança; e enterrarão em Tofete, por não haver outro lugar". (Jeremias 7:31-32). Veja também ( Jeremias 19:6, 32:35; II Reis 11:7, 16:3, 23:10; II Crônicas 28:3, 33:6 ). Mais tarde este vale era usado para queimar o lixo da cidade de Jerusalém e também eram lançados cadáveres dos malfeitores condenados à morte, assim como carcaças de animais. Lá tudo era comido pelos vermes ou destruído pelo fogo, por este motivo o fogo e a fumaça existiam ali constantemente a arder, era símbolo de destruição.

O povo de Israel conhecia muito bem este lugar e sabia como ele era, veja havia lugar melhor para Cristo usar como símbolo para ilustrar o destino dos que não seguissem os seus ensinamentos? Além de Jesus, não é possível alguém ir realmente até o inferno para saber como é "E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá". (Lucas 16:26) então os profetas e homens de Deus se utilizavam daquilo que tinham nas mãos, daquilo que conheciam e podiam ver para demonstrar. Isso é símbolo.

Que cara seria a sua quando descobrisse, ao chegar lá, que é real e existe? Que tudo que a Bíblia falava era verdade? Será que você diria como o rico: "E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento". (Lucas 16:27-28). Mas, já é tarde demais! Nada mais pode ser feito!

Ainda há outros que questionam: "Porventura Deus nos criaria para viver 70 ou 80 anos aqui na terra para depois lançar no inferno e sofrer eternamente?".
Primeiro o inferno não foi criado para os seres humanos, mas para Satanás, seus anjos e todo aquele que se esquecer dEle e não aceitar Seu Filho. "Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus". (Salmos 9:17). Deus é amor "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor". (I João 4:8) misericórdia, juízo e justiça "Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto". (Salmos 89:14) e jamais o Senhor faria isso com um verdadeiro filho Seu. "Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção". (Salmos 16:10).

E com que cara você chegará ao inferno? Talvez de espanto? De arrependimento? De dor? De tristeza? De Surpresa? Até poderia, pois ouviu muito a respeito, mas não deu crédito.

Não permaneça enganado! Nem se engane! Procure na Palavra de Deus as respostas para suas perguntas. "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?" (Marcos 12:24). Analise a Bíblia, ela está em toda parte do Brasil e do mundo, em quase todas as línguas possíveis, e é de graça, basta ler para conhecer a verdade. As Palavras de Deus jamais deixarão de existir, creia você ou não! "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar". (Mateus 24:35; Marcos 13:31; Lucas 21:33). É imprescindível e urgente consultar a Bíblia para não ficar enganado. Faça isto!

Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal.

"Salmos 5:4"

Mensagens Bíblicas Começar o Amanhã Sem Mim, Danny