O Começo do Fim

A idéia desta mensagem me surgiu caminhando pela rua em horário de almoço. Quando temos algumas dificuldades, sempre imaginamos por onde começar. A resposta parece obvia e lógica: "pelo começo" mas, não é muito simples assim...

Em nossa jornada aqui nesta vida nos deparamos com situações, problemas e dificuldades que não conseguimos resolver de imediato e, aos poucos aprendemos a soluciona-los um a um, muitas vezes com a ajuda de uma ou de outra pessoa que nos cerca. Seja com nossos pais, parentes, professores, amigos ou mesmo com o próprio mundo. O que sempre ocorre é que ao utilizarmos conselhos de outros acontece de tomarmos decisões erradas que mais tarde pagamos o preço, ou seja, surgem as conseqüências pelo ato ou decisão que fizemos. O que precisamos é encontrar um caminho certo para buscar os conselhos.

Por que o nome desta mensagem é o "Começo do Fim?" Ora, simplesmente pelo fato de que, quando realmente aprendemos o verdadeiro caminho, ou seja, o verdadeiro começo, então é aí que passamos a nos preparar para um bom fim como na maioria dos filmes: "felizes para sempre".

Para se começar por um bom e verdadeiro começo tenho pelo menos três passos que aprendi e posso, agora, ensinar; São pequenas, mas importantes dicas que precisam ser seguidas:

Primeiro: Ouvir! Ter um bom ouvido! por que? Porque existem muitas pessoas que escutam, mas não ouvem. Ouvir é dar a devida atenção ao que se escuta.

Segundo: Crer no que se ouve. E como é que podemos ter certeza de que o que ouvimos é certo ou errado para que creiamos? Esta resposta também é muito simples... Basta conferir na fonte a informação passada, nesse caso não se deve, de forma alguma, simplesmente aceitar como verdade, pois, você pode estar sendo enganado, a isso chamo de fé cega. É necessário que tenhamos uma fé inteligente e consciente.

Terceiro: Aceitar. Isso mesmo! Aceitar para sua vida tudo que se ouviu, creu e, principalmente, se conferiu na fonte. "... os que de bom grado receberam a sua palavra...". (Atos 2:41; 17:11).

E por que precisamos ouvir? "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". (Mateus 11:15; 13:9; Marcos 4:23; 7:16; Apocalipse 2:29; 3:6; 3:13; 3:22 e 13:9).

E por que precisamos acreditar? Ora, para não sermos lançamos no inferno e estarmos eternamente em tormenta! "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.(João 3:16). "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá". (João 11:25).

E por que precisamos aceitar? Sem aceitar a Jesus é impossível chegar ao céu. "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece". (João 3:36). Mas, na verdade não precisamos aceitar, pois Deus é amor. Vamos conferir! "E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele". (I João 4:16), e deixou o livre arbítrio para podermos escolher mas, "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará". (Gálatas 6:7). Só devemos aceitar aquilo que quisermos para nossas vidas. "E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus". (Lucas 12:8-9).

Para deixar mais claro: Quando queremos ir para casa tomamos o caminho de casa. Quando queremos entrar em nossa casa, é pela porta que entramos. Esse é o começo do nosso objetivo. Tenho certeza que nenhum de nós quer ficar do lado de fora. Todos queremos entrar em casa para tomar um banho, comer, descansar para a batalha do dia seguinte, não é? E quando almejamos entrar no céu, como devemos proceder?

Muita gente faz confusão com relação ao céu. Alguns acham que todos irão para lá. Outros dizem que não existe céu e outros ainda dizem ser apenas simbólico, mas verdade é que o céu existe e que só irão para lá as pessoas que pela porta entrar. "No princípio criou Deus os céus e a terra". (Gênesis 1:1). Veja, a prova de que o céu existe está no "começo" da Bíblia.

Mas qual caminho seguir? Vamos conferir! "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" ( João 14:6 ). Existem muitas portas, isso é verdade, mas é fácil identificar, pois aquela que muito oferece, certamente não pode ser a porta certa. Vamos conferir! "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela". (Mateus 7:13). E como reconhecer a porta certa? Basta procurar a mais árdua. "E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem". (Mateus 7:14). E porque a porta mais difícil? Ora, porque assim disse Jesus. Ele próprio disse que teríamos que enfrentar dificuldades. "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". (João 16:33).

O que ou quem é essa porta? "Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas". (João 10:7) e "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens". (João 10:9).

Esse é o começo do fim. Conhecer Jesus. Devemos ouvir o Evangelho Verdadeiro de Cristo, crer no que ouvimos a respeito de Jesus e da Vida Eterna e aceitar Jesus em nosso coração, não só como Salvador, mas também como Senhor de nossas vidas.

Mas o começo de que fim? Ora, tudo tem um fim! Tudo que fazemos sempre tem um começo e um fim. Então se nascemos, nosso fim é morrer e não há como evitar. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor". (Romanos 6:23). E para onde vamos depois desta vida aqui? Precisamos escolher o caminho certo, ou o céu ou o inferno. Do mesmo modo que ouvimos o Evangelho, acreditamos e aceitamos para nossa vida, com esta mesma Palavra todos, sem exceção um dia serão julgados. "Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios". (II Pedro 3:7).

Seja sábio, aceite o conselho de Salomão: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência". (Provérbio 9:10). Procure encontrar o "Começo do seu fim" o quanto antes. Aceite a Jesus!

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?

"Salmos 27:1"

Mensagens Bíblicas Como Sair do Fundo do Poço?