Deus e os Caminhos

Estamos acostumados a ouvir pessoas dizendo por aí que acreditam em Deus e que Ele é um só e todos os caminhos, ou seja, todas as igrejas levam a Deus, isso porque muitas vezes não querem falar a respeito; Outros ainda dizem que o verdadeiro poder está dentro de cada um e que nada é ou será tão impossível, quando se tem fé e acima de tudo força de vontade diante das possíveis dificuldades as quais todos nos temos que enfrentar no curso normal da nossa vida material, então vamos a partir deste ponto ver o que nos diz a Bíblia.

E Deus é um só? Ele mesmo nos alerta, tal como alertou o povo de Israel no passado. "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor". (Deuteronômio 6:4).

O Deus Onipresente que tudo vê "Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons". (Provérbios 15:3). O Deus Onipotente que tudo pode, descrito na Bíblia. "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará". (Salmos 91:1).

O Deus que Moisés acreditava e afirma ser o Criador do mundo, da sabedoria, do homem – num sentido genérico - com toda a sua inteligência física e espiritual. Deus é o maior cientista dentre todos e de todos os tempos, pois foi Ele quem criou os céus, da terra e de tudo o que nela há! "No princípio criou Deus os céus e a terra". (Gênesis 1:1).

O Deus que também disse estas mesmas palavras ao profeta Isaías "Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro". (Isaías 45:18).

O Deus que antigamente falava aos homens através dos profetas e hoje fala conosco através de Seu Filho, Jesus e hoje sustenta tudo o que existe pelo Seu poder. "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo". (Hebreus 1:1-2).

Aquele Deus que tem por essência e qualidade básica o amor e a justiça "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor". (I João 4:8), e que se revelou ao homem e o atraiu "Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí". (Jeremias 31:3).

O Deus que não faz distinção de raça, cor, nacionalidade ou naturalidade. "Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas". (Romanos 2:11; Efésios 6:9).

Aquele que Jesus afirma. "Eu e o Pai somos um". (João 10:30).

O Deus e Pastor de Davi socorro bem presente. (Salmos 23:1) "O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra". (Salmos 121:2).

O Deus eterno de Isaque, Jacó e Abraão e de todas as gerações. "E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração". (Êxodo 3:15; 4:5).

O Deus a quem Moisés temia "Dizendo: Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés, todo trêmulo, não ousava olhar". (Atos 7:32; Êxodo 3:6).

Certamente que se for a respeito deste Deus que estamos falando, o Deus que eu creio; o Deus das Escrituras que eu conheço, Santo, Puro, Perfeito, Fiel, Poderoso e que não só é o Criador de todas as coisas, mas também o Mantenedor do universo, então não há dúvidas, existe só e apenas um.

E Como é que você vê Deus, ou seja, como é que você imagina a figura de Deus? Será que você O vê como um Ser supremo com bondade e poder infinitos? Uma coisa é certa, devemos estar prontos a enxergar Deus no ar que respiramos; em toda a natureza, nas plantas diversas, no verde das florestas, nos animais de todos os tamanhos e formas, nas ondas do mar, no sol, na chuva cai e rega a terra que plantamos, nas estrelas e astros do céu, sem limitações, devemos vê-Lo em tudo que nos cerca.

Mas, como é que você crê nEle? Como sendo aquele que nos amou de tal maneira? "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Aquele que deu Seu Único Filho Jesus Cristo para morrer por nós na cruz? "Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos" (I João 4:9).

Será que o Deus da Igreja Presbiteriana é o mesmo da Igreja Batista? Da Assembléia de Deus? Da Católica? Da Congregação Cristã? Da Internacional da Graça? Da Deus é Amor? Da Adventista do Sétimo Dia e muitas outras denominações que surgem a cada dia? Tenho certeza que a resposta para muitas pessoas pode ser sim para estas indagações, mas eu diria com um pouco mais de cautela que necessário é ter certeza no seu coração se:
Será que você não tem buscado a Deus por outros caminhos? Será que você não tem buscado a Deus por outros meios a não ser Jesus? Será que você não tem colocado deuses em sua vida? Será que você não tem buscado a Deus apenas para resolver seus problemas? Como é que você tem buscado a Deus?

Muitas vezes quando vamos falar de Jesus às pessoas, por não conhecerem dizem não concordar e costumam usar a frase: "Religião e futebol não se discute". Ótimo, também penso assim! O futebol só é uma diversão passageira e não edifica, então por que discutir algo que passa tão depressa? Mas com relação a religião, na verdade não se trata de discutir o assunto, o que todo cristão tenta mostrar ao ímpio, ou seja, ao descrente, é que a religião e a salvação são coisas completamente diferentes e nada têm a ver com Jesus. O que tentamos mostrar as pessoas é que necessário se faz buscar, urgentemente, pelo Filho para chegar ao Pai e não por uma igreja ou religião para tentar chegar a Deus ou obter a salvação. Devemos buscar a igreja sim, mas depois de ter buscado e encontrado Jesus.

Qual é o caminho correto que devemos seguir? Para esta pergunta, veja o que Cristo diz na Bíblia: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem". (Mateus 7:13-14).

Ora, se a porta é larga e o caminho que conduz à perdição é espaçoso e muitos são os que por ele segue, então podemos entender que essa é a porta errada e esse é o caminho do mundo. Agora também conseguimos enxergar que se o caminho da Verdade e da Salvação é estreito e apertado, poucos nesse caminho querem entrar, preferem andar em seus próprios caminhos. "E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade". (II Pedro 2:2). O caminho da verdade, é um caminho que leva à vida eterna e a paz, mas nem todos estão dispostos, pois muitas vezes queremos seguir nossos próprios caminhos, mas os caminhos de Deus são mais retos. "Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos". (Isaías 55:9). Por onde andava e continua a andar o homem comum? "O qual nos tempos passados deixou andar todas as nações em seus próprios caminhos". (Atos 14:16).

Apenas por querermos estar do lado da verdade já teremos dificuldades e tribulações e teremos que abdicar e deixar de lado algumas das coisas que nos agradam, mas que desagradam a Deus. Muitas vezes até irá parecer que estarmos "perdendo" algo, mas não é a verdade, pois a Bíblia nos diz: "Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará". (Marcos 8:35). São todas estas, palavras de Jesus... Veja também em: (Mateus 10:39; 16:25; Lucas 9:24; 17:33 e João 12:25).
Precisamos nos preparar para isto e Jesus nos dá forças para suportar. Ele mesmo sofreu todo tipo de aflição e tribulação, mas venceu até mesmo a morte. "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". (João 16:33).

Jesus diz mais ainda para que não tenhamos dúvidas: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". ( João 14:6 ). É possível através desta declaração, termos plena convicção de que não existe mais que um caminho e, apenas através de Cristo é que podemos nos aproximar de Deus.

Jesus também é a vida, então "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou". (I João 2:6), ou seja, que não acredita e também não O segue, está morto, não na carne, mas no espírito. "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece". (João 3:36).

Cristo é a única verdade, assim não há outra, pois meia verdade é mentira. Existe uma forma de provar esta verdade; aquele que diz que ama a Deus e não segue a Cristo fazendo o que Ele diz, simplesmente não ama a Jesus "Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou". (João 14:24) e, está enganando a si próprio e passando por mentiroso: "Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade".(I João 2:4).
De que mandamentos ele está falando? Será dos 10 mandamentos? Certamente que não! Se não, quais são os mandamentos que Cristo deixou? Os mandamentos que Cristo deixou são dois: "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo". (Mateus 22:37-39). Veja também (Marcos 12:30-31).
Mas, é necessário sabermos o que Cristo quis dizer. Para isso é precisamos entender o que é o Velho e o Novo Testamento.

O que é o Velho Testamento?
Foi a Antiga Aliança de Deus feita entre o povo de Israel e Moisés. Até hoje eles esperam pelo messias e continuam guardando a Lei de Moisés porque não crêem que Jesus já veio e é o verdadeiro Filho de Deus. No Velho testamento havia o povo, que eram tanto cristãos como não cristãos (ímpios), havia os religiosos (fariseus e saduceus Mateus 16:6; 16:11; Atos 23:7, etc.), havia os sacerdotes que intercediam entre o povo e Deus, eles providenciavam os holocaustos, ou seja, sacrifícios que eram feitos para que Deus perdoasse o pecado do povo, (Números 3:3; Deuteronômio 18:1; 31:9, etc.) havia os profetas como Josué, Daniel, Zacarias, Jeremias, Habacuque e muitos outros profetas do Senhor (I Reis 18:4; 18:13, etc.), com os quais Deus falava e estes transmitiam o recado ao povo, e havia também os falsos profetas como nos dias atuais. (II Pedro 2:1; Lucas 6:26; Mateus 13:22; 24:24; 24:11; 7:15).

O que é o Novo Testamento?
Esta é a Nova Aliança que Deus fez com todos os povos. Ela simplesmente se resume no grande amor, misericórdia e justiça de Deus que por saber e realmente ficou comprovado que nenhum homem jamais conseguiu e nunca conseguiria guardar a Sua Lei, então o Senhor Deus ao invés de utilizar um sacerdote para fazer o sacrifício, Ele próprio enviou Jesus, Seu Único Filho para ser sacrificado e morrer por todos nós. "E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz". (Filipenses 2:8). Conforme a própria profecia de Isaías a respeito do Messias, Cristo seria a última ovelha a ser sacrificada não apenas um pecado, o meu, por exemplo, mas pelos pecados de toda a humanidade. "Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca".(Isaías 53:7). Veja também Atos 8:32.

A salvação que obtemos é dada através de Cristo pelo Dom de Deus que é a Graça. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus". (Efésios 2:8). Cristo passou então a ser o nosso advogado, nosso intercessor. "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" (I Timóteo 2:5). Tudo o que queremos, desejamos ou almejamos, as tribulações que passamos, os agradecimentos que fazemos devemos fazer a Deus em nome de Jesus, pois entre Deus e o homem não existe mais ninguém, apenas Jesus. Por isso Ele passou a ser o "Único Caminho" e, qual você está seguindo?

E para que fique bem claro Jesus acrescenta que desde a sua primeira vinda ao mundo, a Lei e os profetas existiram até João então era anunciado o Seu Evangelho de Salvação, a Nova Aliança, o Novo Testamento. "A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele". (Lucas 16:16), Assim não mais haveria a necessidade de cumprir a Lei e não mais haveria profetas e por conseqüência não haveria também profecias. A última profecia foi justamente feita por João na Ilha de Patmos, enquanto estava preso, antes de sua morte em cerca de 98 d.C. "Revelação de Jesus Cristo a qual Deus lhe deu...". (Apocalipse 1:1).

Nós os cristãos, também somos pecadores, mas não mais vivemos para pecar e nem mesmo na prática do pecado e para isto nos utilizamos da Bíblia para adquirir o conhecimento de Deus e desta forma não cometermos muitos erros. "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?" (Marcos 12:24), mas o Velho Testamento é utilizamos mais para não cometermos os mesmos erros dos irmãos e do povo do passado, para enxergar a incredulidade do povo, para ver a justiça e glória de Deus e, o Novo Testamento é que utilizamos como verdade viva de fé e crescimento espiritual. Ele é que aplicamos no nosso dia a dia. Nele buscamos as promessas de Deus; a salvação de nossas almas pela graça, a nossa justificação e santificação, e a vida eterna ao lado de Jesus.

Então significa que não é necessário guardar a Lei? Claro que não! E os mandamentos que Deus deu a Moisés? Também não! Está lhe parecendo meio estranho? De modo algum e sabe por que? Porque Cristo disse que "Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas". (Mateus 22:40).
A intenção de Jesus foi deixar enfatizado que aquele que verdadeiramente ama a Deus e ao próximo como a si mesmo não irá matar, não irá cometer adultério, não terá outros deuses em sua vida. "Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom". (Lucas 16:13).
Cristo mesmo não guardava o sábado, mesmo sendo um mandamento de Deus "Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles". (João 9:16). Veja também (Lucas 6:2; Marcos 2:24) e os discípulos (Mateus 12:2). Estava querendo Jesus desobedecer a Deus? Ou estava Ele querendo arrumar confusão com os religiosos da época, os fariseus e saduceus? Nenhuma dessas! Jesus apenas estava querendo demonstrar que isso não era mais necessário; veja sua resposta "E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado". (Lucas 6:5; Marcos 2:28; Mateus 12:8).

Na verdade Jesus estava demonstrando que ninguém em toda a história deste mundo conseguiu e jamais conseguiriam guardar a Lei de Deus porque ela é pura e santa demais para nós pecadores. Ainda que cumpríssemos nove mandamentos e deixássemos de cumprir um, pecaríamos por todos "Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos". (Tiago 2:10). E outro motivo: Por que Deus sacrificaria Seu próprio Filho Jesus, enviando-O para morrer por nós pecadores se Sua Lei ainda estivesse vigorando para os dias atuais? Seria em vão? Apenas para Cristo sofrer? Ou apenas para mostrar que Deus é Deus e faz o que quer? De forma alguma era para que reconhecêssemos Sua glória e Seu sacrifício por nós e Seu nome fosse soberanamente exaltado e o mais falado em todo o mundo. "Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai". (Filipenses 2:9-11).

O cristão não vive e não deve viver mais pela Lei e sim pela fé em Jesus. "Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença". (Romanos 3:20-22). Veja também (Gálatas 2:9; 3:11).

Não queira ser enganado nem tente enganar-se a si próprio! "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?" (Marcos 12:24). Pesquise e medite na Bíblia as respostas para suas perguntas, é uma questão de atitude de sua parte; isto se chama livre arbítrio. Ela está espalhada por todo o mundo em quase todos os idiomas, e é de graça, basta ler para conhecer a verdade. As Palavras de Deus jamais desaparecerão, acredite ou não! "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar". (Mateus 24:35; Marcos 13:31; Lucas 21:33).

Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.

"Salmos 24:1"

Mensagens Bíblicas Deus Falando... A Sabedoria