O Engano do Pecado

Não existe poço tão fundo que Deus não seja mais profundo...

O efeito que o pecado produz, só quem sabe o que é, é que conhece seus efeitos. A multiplicação do pecado tem sido demasiadamente grande. As pessoas ignoram o que a Bíblia diz a respeito do pecado. As pessoas acham que não há resultado, efeito algum, mas pelo contrário, o resultado do pecado, as suas conseqüências são tristeza e morte. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:23).

O endurecimento do coração como ocorre? E o engano do pecado? (Mateus 14:1-12).

Herodes manda cortar a cabeça de João Batista por uma banalidade. Poder? Talvez hierarquia?

A fama de Jesus. Um crucifixo ou um quadro demonstra conhecer apenas a fama de Jesus, mas não significa tê-LO no coração. As pessoas que conhecem apenas a fama de Jesus fazem tal confusão. "Naquele tempo ouviu Herodes, o tetrarca, a fama de Jesus". (Mateus 14:1).O homem de coração duro é assim... Confunde Jesus com Maria; O Pai com o Espírito Santo; Um quadro, um ídolo como sendo seu deus, mas nada disso modifica a posição de Jesus como sendo o Único Mediador entre Deus e os Homens. "Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem, têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles". (Salmos 135:15-18). Quem realmente crê em Cristo não faz confusão. Não é crer em Jesus apenas por meio de uma profissão de fé, mas um arrependimento verdadeiro. Não se pode dizer "um dia fui um crente", pois o verdadeiro cristão jamais se afasta da Casa do Senhor.

A verdade é que o "homem" não quer se arrepender de seus pecados. Não quer, sequer, ouvir falar de Jesus. Não se permite aprender sobre Jesus. "Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão". (Provérbios 28:1). O homem vive fugindo se sua consciência, de sua culpa.

Herodes não conhecia a respeito de Deus e de Jesus e muito menos das obras de João Batista. "E disse aos seus criados: Este é João o Batista; ressuscitou dos mortos, e por isso estas maravilhas operam nele". (Mateus 14:2). Um homem que veio na frente para apresentar e abrir o caminho para Jesus. "E muitos iam ter com ele, e diziam: Na verdade João não fez sinal algum, mas tudo quanto João disse deste era verdade. E muitos ali creram nele". (João 10:41-42).

A obra do pregador é somente pregar. Não é necessário, de forma alguma, enganar ninguém, basta dizer a verdade. O pregador não deve dizer que vai curá-lo de uma enfermidade, que fará um milagre em sua vida ou prometer o que não pode cumprir. Herodes era confuso assim tal como muitos, e mandou prender João Batista apenas porque lhe disse a verdade. "Porque Herodes tinha prendido João, e tinha-o maniatado e encerrado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe. Porque João lhe dissera: Não te é lícito possuí-la". (Mateus 14:3-4). Então eu te faço uma pergunta: Você não é assim? Não são seus atos deste modo?

Rios de água viva correm do Senhor, mas para que você usufrua desta bênção, é necessário, antes de qualquer coisa, acreditar. "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre". (João 7:38). E o máximo que um pregador pode fazer por você é te instruir e falar de Jesus. Falar-te a verdade e mostrar através do Evangelho verdadeiro de Jesus, o caminho para o céu. (Romanos 1:1-13).

Esse será o método de julgamento de Deus, o próprio Evangelho que muitos desprezam, e, Herodes não escapará dele, de forma alguma. Herodes e Herodias achavam que se matassem João Batista estariam eliminando o problema. Herodes era ATEU, que significa "matar Deus". Será mesmo que o problema estava em João Batista? Será que estaria no pregador ou no evangelista? Será que estaria nesta mensagem? Quem sabe em Jesus ou Deus? Certamente que não! Está na sua consciência assim como estava na de Herodes e Herodias! O problema está realmente dentro de você, na sua vida. Ainda que você queira fugir de um pastor, de um cristão; Ainda que você queira mudar de assunto ou de cidade, jamais escapará da sua culpa. Esteja certo, isso é Deus te mostrando que você precisa se confessar, não a homens, mas a Deus através de Jesus e, entregar seus pecados nas mãos de Cristo para que Ele possa apresenta-lo a Deus. Não se engane! E também não peça a Deus, mais do que Ele planejou para você. Cristo mesmo falou. "E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado". (Lucas 3:13). O Plano de Salvação de Deus é apenas crer e confessar seus pecados.

João só pregou o Evangelho, o engano do pecado e a dureza de coração "E, querendo matá-lo, temia o povo; porque o tinham como profeta". (Mateus 14:5). Herodes na verdade tinha medo apenas de perder sua posição. Ele não temia a Deus e sim ao povo. Será que não poderia estar acontecendo o mesmo com você? Será que você não se converte por causa dos outros? Herodes ouviu a Palavra de João Batista, mas não creu. Continuou com o coração duro, e você? Veja Herodes ouvia a João Batista, mas ouvia também sua mulher Herodias, e Deus diz através do profeta Elias. "Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu". (I Reis 18:21).

Herodes sabia que João era santo e justo, então por que não deu ouvido a ele? Não há desculpas para uma pessoa não se converter. "Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo; e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa mente o ouvia". (Marcos 6:20). Seria por causa do que os amigos vão dizer? Seria por causa do que pensariam de você? Seria por vergonha? "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego". (Romanos 1:16). Existe aquelas que dizem: "Só vou à igreja quando meu marido for". A pergunta então seria: "Será que em casa você é tão submissa assim?". Outros dizem: "Eu tenho formação evangélica!" Eu diria: Melhor que não tivesse formação alguma, pois muitas vezes sequer age como um crente e menos ainda como convertido. Não tem atitudes que agradam a Deus. Não faz as vontades de Deus. Formação evangélica não tem valor para Deus. A teologia na verdade acaba afastando o ser humano de Deus. "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus"? (Marcos 14:24). Precisamos conhecer a Deus e estar crescendo em conhecimento, mas devemos, principalmente, aplicar em nossas vidas e obedecer aos Mandamentos de Deus.

Existem pessoas com altos cargos na sociedade e muitas vezes sequer sabem como chegaram até lá, como o caso do governador Herodes. Muitos sequer sabem administrar suas casas, isso é o que mais percebemos na sociedade. Ao contrário acontece com o cristão, sabe por que? Porque por baixo dele existe os braços de Deus. O cristão pode até chegar ao fundo do poço, mas se chegar encontrará apoio. "O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o". (Deuteronômio 33:27).

E o homem facilmente se deixa levar pelo pecado a todo instante. No caso de Herodes que se deixou levar pelas emoções e por um pouco de prazer apenas com juramento oferece tudo a uma pessoa sem amor e sem temor a Deus. "Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes. Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse". (Mateus 14:6-7).
Pode notar, pessoas de coração duro atraem outras de coração duro. Veja o como Herodias, uma mãe perversa, ensina sua filha a ser como ela. Dureza de coração, nada mais! "E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista". (Mateus 14:8).

E não foi só naquela época não. Algumas mães podem estar fazendo o mesmo com suas filhas nos dias atuais. Podem estar dando muita "liberdade" a seus filhos tal como: "Vá acampar, vá para a praia, vá para o cinema, mas de forma alguma vá àquela igreja, àquele culto, pois eu não suporto crente", ao invés de fazer como diz a Palavra de Deus: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6). O que muitos não sabem é que o cristão não é um inimigo. O pai ou a mãe cristã age com diz a Bíblia, apenas porque "O seu Deus o ensina, e o instrui acerca do que há de fazer". (Isaías 28:26). O cristão quer apenas que as pessoas não caiam em tentação e fiquem realmente livres do mal, tal como fazemos como nossos próprios filhos. Ensinamos a eles o que Deus nos ensina. "Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe". (Provérbio 1:8). Veja na sociedade de hoje em dia as inúmeras tragédias que acontecem dia a dia. Qual seria o motivo? Será que Deus é o culpado? Certamente que não! O ímpio não conhece a Deus e seu caminho é mau e abominável ao Senhor. "O caminho do ímpio é abominável ao Senhor, mas ao que segue a justiça ele ama" (Provérbios 15:9). As catástrofes são para mostrar a dimensão do pecado. A intrusa morte na vida dos homens nada mais é que o salário que merecemos. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor". (Romanos 6:23). Tudo que vemos acontecer no mundo é simplesmente pela dureza de coração, e não esperem melhora.

Existem pessoas ainda que pensam que para o pecado não tem retorno. Tem sim! Herodes poderia muito bem ter voltado atrás e não precisava mandar matar João Batista. "E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse. E mandou degolar João no cárcere" (Mateus 14:9-10).
O que é que estava em jogo? Sua posição? Seus parentes? Medo do povo? Não importa o que se passou pela cabeça de Herodes. Se ele tivesse se arrependido e pedido perdão a Deus e voltado atrás na sua decisão, certamente poderíamos dizer hoje: "o irmão Herodes tem seu lugar reservado no céu".

Um exemplo: Se você aprende algo errado a respeito de Jesus, será que não dá para voltar atrás? É lógico que sim! Mas talvez você pensa como pensou um dia Herodes: "E minha família? E meus amigos? E meus pais e parentes?" E diz a si mesmo vou continuar do jeito que estou esse mensageiro, esse pregador está errado. E toca a vida em frente sem se converter, e, partirá desta terra sem Jesus. Não faça como Herodes que ao matar João entregou sua cabeça à filha de Herodias "E a sua cabeça foi trazida num prato, e dada à jovem, e ela a levou a sua mãe". (Mateus 14:11). Não entregue sua cabeça a satanás numa bandeja. Analise! A mesma mensagem que você está lendo aqui, talvez você já tenha lido na Bíblia ou até mesmo já a tenho ouvido em algum lugar. Esta é a mesma Palavra de Salvação do Senhor. "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração". (Hebreus 4:12). "Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação". (I Timóteo 4:9).

Não há conquistas no pecado, apenas raiva, ira, doenças, mágoas, tristezas. Nada há de bom! Ser cristão é ser vitorioso em tudo! É ser abençoado! "Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos. Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu. E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo". (Hebreus 2:11-14).

Jesus morreu e ressuscitou dentre os mortos. João Batista, embora com seu lugar reservado por Deus no céu, passou. Os profetas passaram e da mesma forma cada pregador da Palavra de Deus irá passar, mas Deus sempre tem outros preparados para levar Sua Palavra, pois a Bíblia diz: "Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada". (I Pedro 1:25).

João Batista tinha medo da morte? Eu acredito que não! Sabem por que? Cristo nos livra do medo da morte. Não é comum o sentimento de medo da morte em um crente. "Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos". (Salmos 116:15). E João Batista sabia muito bem para onde iria após sua morte. E nós todos, sabemos para onde vamos?

Você poderia perguntar: "A morte de uma criança de 5 anos de idade é injusta?" Vamos agir com o nosso conhecimento terreno e não com a sabedoria vinda de Deus e estipular uma data fixa para morrermos: "19 anos! que tal?" Aí você diz: "Agora que estou na flor da idade". Então que tal aos 30 anos de idade? È por esse motivo que Deus não nos diz quando iremos morrer. "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar". (Hebreus 4:13). Não importa a data, o que sei é que somos egoístas e sempre iremos querer ficar mais um pouco. Creio que a resposta para essa pergunta seria: "O minuto seguinte pertence a Deus e não nada que possamos fazer". É preciso apenas se conscientizar que Deus não tem prazer na morte do ímpio sem Jesus, porque seu fim é tenebroso e doloroso. "Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei". (Ezequiel 18:32).

Que Deus abençoe esta mensagem e por ela você possa refletir e escapar do engano do pecado e encontrar o verdadeiro e único caminho que é Jesus "Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno". (Hebreus 4:14-16).

O justo é um guia para o seu próximo; mas o caminho dos ímpios os faz errar.

"Provérbios 12:26"

Mensagens Bíblicas O Enterro