O Medo Deve Nos Deter?

Nós somos muito importantes para Deus. Nossa vida é preciosa demais para permitir que o medo nos detenha. Temos tanta importância para Deus que Ele nos amou primeiro, mesmo antes de imaginarmos que Deus existisse, Ele já nos tinha amado. "E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele". (I João 4:16).
"Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro". (I João 4:19).

E pelo seu grande amor, enviou Seu Filho ao mundo para morrer na cruz por nós.
Quer uma prova bíblica do que estou afirmando? "Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados". (I João 4:9-10).
"E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo". (I João 4:14).

Devemos ter em mente que, nós que confessamos que Jesus Cristo é o Senhor de nossas vidas e que Ele está sempre ao nosso lado, nada devemos temer. Não há nada neste mundo que possa vencer um cristão. A função do medo em nossa vida é nos preparar para enfrentar as batalhas e não para nos segurar, não para nos atrasar. "Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus". (I João 4:15).

E de forma o medo pode nos ajudar a enfrentar nossas tribulações e lutas? Se estivermos com Jesus e pedindo sempre a Deus sabedoria, poderemos perceber o quanto o medo aguça nossos sentidos e Cristo vai na frente gerenciando nossas forças, aumentando nosso vigor para o combate. O medo nos dá condições de aceitar e encarar os desafios. "Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia". (Tiago 3:17).

Como é que podemos ser fortes mesmo tendo medo? Orando! "E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis". (Mateus 21:22). Devemos saber primeiramente do que é que temos medo, então, à partir deste ponto deveremos estar pedindo mais forças à Deus e seguir em frente com o capacidade que Deus nos dá. "O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes". (Deuteronômio 31:8). Podemos até nos amedrontar em saber que temos que encarar nossas derrotas, mas é através delas que podemos obter os instrumentos necessários para chegar ao sucesso. Embora já somos mais que vencedores em Cristo Jesus. "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou". (Romanos 8:37).

Jesus nos ensina claramente na Bíblia, que devemos abandonar nossos pecados e ser humildes, como Ele foi, então não devemos ter medo da humilhação, pois, é nisso que consiste a vida cristã. "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas". (Mateus 11:29).
"Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus".(Mateus 18:4).

Ainda que possamos ter medo de ser rejeitados, devemos perseverar sempre, pois, Cristo não só foi morto numa cruz, mas foi também rejeitado pelos homens. "Dizendo: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia". (Lucas 9:22).

Vamos usar o medo para crescermos e agir com mais rapidez e inteligência. Não devemos, de modo algum, deixar que o medo nos atrapalhe. Temos que aprender que mesmo que atravesse nosso caminho, certamente, em muitas ocasiões, o medo irá nos ajudar a fazer transformações positivas em nossa vida. Uma dessas mudanças é estar hoje ao lado de nosso Salvador, Jesus Cristo. E você? Por acaso tem deixado o medo te vencer?

"Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier. Porque o Senhor será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados". (Provérbios 3:25-26).

Porque a minha boca profere a verdade, os meus lábios abominam a impiedade. Justas são todas as palavras da minha boca; não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem perversa.

"Provérbios 8:7-8"

Mensagens Bíblicas E a Minha Família?