A Olaria de Jeová

O Olero e o Vaso

"Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra". (I Tessalonicenses 4:4).

O título desta mensagem [um pouco extensa, mas necessária] surgiu com uma conversa que tive com uma irmã em Cristo e amiga; a cantora Dilma Rocha. Eu pedi a ela que orasse e perseverasse em orar por mim, e pela minha vida espiritual, que eu realmente necessito, não só de suas orações, mas de todos aqueles que já têm orado e continuam a orar por mim.
E aproveitando que esta mensagem surgiu a partir dos argumentos de uma cantora, usarei nesta mensagem, muitas frases de cantores que têm me ajudado a caminhar com suas mensagens nas músicas. São pessoas que cantam e transmitem com amor a Palavra do Senhor Jesus. Certamente são tantos estes obreiros que não poderei mencioná-los todos, não porque não goste, mas porque não caberiam nesta pequena mensagem. Espero, do fundo do meu coração, que aqueles que não foram mencionados aqui, não se sintam desprezados. Assim menciono aqui apenas alguns e estes são: Aline Barros, Cassiane, Cathedral's, Cristina Mel, Dilma Rocha, Gaithers, Gisele Nascimento, Isis Regina, J. Neto, Jair Pires, Leanne Rimes, Ludmila Ferber, Mara Lima, Mara Maravilha, Maranatha Singers, Marcos Witt, Mattos Nascimento, Naun, Thalita Jantorno, Noemi Nonato, Shirley Carvalhaes, Soraya Moraes, Vencedores por Cristo, Vineyard,  Leonard Cohen, etc.

Os vasos fracos, rachados, riscados danificados precisam ser novamente moldados e refeitos e remanejados. "Deus me mandou aqui para te dizer não podes desistir, viu tua aflição, ouviu tua oração, você tem que reagir... sai deste sofrimento, pois neste momento a vitória te chegou! Em nome de Jesus você vai conseguir. Quem tem promessa do Senhor, Ele jamais esquece!". E não se esquece mesmo de cada um dos Seus vasos. Tal como um oleiro faz com seu trabalho, assim faz o Senhor. Ele age desta forma com cada um de nós e nas nos abandona. Todo vaso que para ele não tem valor e não presta tem que ser quebrado. Ele precisa passar na Olaria de Jeová para reparos do Senhor. E pode notar... Todo vaso defeituoso, imperfeito normalmente é desprezado e, ninguém se agrada dele; as pessoas os deixam de lado; elas os esquecem num canto qualquer; os abandonam. Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado". (Salmos 31:12). "É, pois, este homem Conias um ídolo desprezado e quebrado, ou um vaso de que ninguém se agrada...?" (Jeremias 22:28). "Israel foi devorado; agora está entre os gentios como um vaso em que ninguém tem prazer". (Oséias 8:8). Por isso, por amor Deus nos remodela, para que não sejamos descartados, mas usados por Ele e não simplesmente jogados de lado.

Quando somos um vaso fraco, anêmico e vazio na fé, precisamos pedir com fé a Jesus "Quero ser em Sua mão um instrumento, o sal da terra, uma árvore frutífera; começa Senhor... quebra o vaso, quebra e molda, sou seu servo, vem encher-me, vem meu ser renovar"; "Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé". (Romanos 1:17). Só assim Deus toma uma providência! Com Seu poder Supremo, conhecedor de cada vaso que Ele próprio criou, Ele quebrará e o fará outra vez, ou simplesmente o moldará e, o encherá novamente. "Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro". (Salmos 2:9).

E não adianta pensarmos que Deus não nos conhece e não nos vê, isso não é verdade. Ele nos vê e conhece cada um dos atos que praticamos. Às vezes chegamos até a preferir as palavras: "Deus não está me vendo chegou meu fim, caminhos de espinhos ferem os meus pés"; Sendo assim, de nada nos adianta achar que podemos esconder algo do Senhor. Ele é Onipresente e tudo conhece; Nada escapa aos Seus olhos. "Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do Senhor, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?" (Isaías 29:15), e quando somos cristãos sinceros e entendemos que o Senhor é o Oleiro e nós o barro, então é aí que podemos dizer: "Meu Deus me socorre e sare a minha dor; não me abandones, não me deixe só, sem Ti sou ninguém, sou fraco, sou pó; Só Tu És meu tudo, minha força maior; consola minha alma e o meu coração, sustenta-me ó Deus com as Tuas mãos, o mar é bravio e quer me tragar, mas sei que Tu podes a mar acalmar"

O Vaso Quebrado De forma alguma podemos tentar nos comparar ao Oleiro. Deus é maior em todas as Suas obras, Ele nos criou tal como criou todas as coisas, mas somos, com certeza, sua mais preciosa criação, Sua obra prima, Sua jóia rara. Jamais podemos afrontar a Deus ou até mesmo dizer que não é capaz ou ainda achar que somos alguma coisa sem Ele. "Vós tudo perverteis, como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe". (Isaías 29:16).

O Senhor tem compaixão, tem misericórdia de todos nós e faz o que bem quer conosco e, nada podemos fazer a respeito. O Senhor disse a Moisés e Paulo escreveu aos irmãos de Roma: "Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia". (Romanos 9:15)." Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer". (Romanos 9:18). "Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?". (Romanos 9:21).

Jeremias sofreu muito com o povo de Judá e Jerusalém. Ele fez comparações entre as obras do Senhor e de um oleiro que era conhecido pelo povo. "Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer". (Jeremias 18:4). Pedia ao povo que melhorasse suas obras e que se voltassem para o Deus verdadeiro e continuava, com amor, a falar através de Jeremias. "E dir-lhes-ás: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá mais lugar para os enterrar". (Jeremias 19:11). Jeremias fez tudo o que pode para que o povo o ouvisse e aceitasse o que estava dizendo como um recado do Senhor. "Ora, pois, fala agora aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Eis que estou forjando mal contra vós; e projeto um plano contra vós; convertei-vos, pois, agora cada um do seu mau caminho, e melhorai os vossos caminhos e as vossas ações". (Jeremias 18:11). Mas o povo, rebelde, estava cada vez mais duro contra o Senhor e cada vez mais se rebelava o povo e não queriam ouvir as suas palavras. Até que o Senhor, ainda com misericórdia, destruiu Jerusalém. Mas Jeremias sabia que o Senhor é bom por isso disse: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim". (Lamentações 3:22).

Existem todos os tipos de vaso: Os de barros, os de prata, os de ouro, os de papel, uns para honra e outros para desonra. "Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra". (II Timóteo 2:20). Para sermos um grande e belo vaso de hora podemos pedir a Deus assim: "Senhor aqui estou de Joelhos, estende Tuas mãos para mim, a minha alma se encontra perdida". "Ó meu Senhor ouve a minha oração, unge a minha alma e o meu coração". Jesus é amoroso e vai ouvir o seu clamor, e vai te ajudar a ser um belo, maravilhoso e célebre vaso de Deus que cantará "Holy, holy, holy! Lord God Almighty!". Em uma de minhas letras: Na Cyberhymnal Jesus Vem Convidar; Na Danny's Home Page Jesus Vem Convidar, estas são minhas frases para o refrão:


Aqui estou pra obra, Seja no que for;
Aguardo Suas ordens, Sim Jesus Senhor;
De lá do Calvário Te ouvi me chamar,
Oh! Jesus Te digo, "Vim pra batalhar!"


Quando Jesus mandou Ananias ir procurar por Paulo, Cristo já havia escolhido Saulo (o grande), um vaso de desonra, uma perseguidor dos crentes, para ser Paulo (o pequeno, o menor) um vaso de honra, agora um crente, e, defensor da Palavra do Senhor."Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel". (Atos 9:15).

Para chegarmos ao céu precisamos primeiro precisamos saber que "o caminho para cima é para baixo", temos que nos humilhar primeiro para depois sermos exaltados! E em segundo lugar é imprescindível que encontremos Jesus e, sentindo isso no coração dizer: "Sinto bem perto a Tua mão, o Seu carinho, a Sua paz invadir meu coração e por onde quer que eu vá, eu bem sei que estás comigo; Tua presença é minha paz, é consolo é abrigo... a quem temerei?". Então estaremos prontos a enfrentar qualquer coisa, mas sem tomar atalhos ou caminhos mal aplanados, o caminho do cristão deve ser reto e bem aplanado e precisamos nos apresentar a Deus e dizer: "Aqui estoy, renuevame".

E mais, em tudo o que acontece ou acontecerá em nossas vidas precisamos de Cristo para nos ajudar, seja na bonança ou na tribulação: "Quando o sol brilhar em qualquer lugar: tu precisas de Jesus; quando escurecer e tudo venecer: tu precisas de Jesus; pra obter perdão, plena salvação: tu precisas de Jesus; para caminhar firme sem errar: tu precisas de Jesus; na perseguição, na tribulação: tu precisas de Jesus; eu preciso de Jesus... tu precisas de Jesus; quando a morte entrar no seu próprio lar: tu precisas de Jesus; lá no tribunal, decisão final: tu precisas de Jesus; vem pecador para a luz que resplandeceu na cruz!". Não adianta acharmos ou pensarmos de maneira diferente... Não existe outro modo, todos precisamos de Jesus para chegar a Deus. "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim".(João 14:6).

Temos que nos apresentar aprovados diante de Deus, pois Ele conhece os que realmente são dEle. "Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade". (II Timóteo 2:19). Temos que andar aqui nesta terra, sofrendo, passando por provações e tribulações, mas aplanando dia a dia nossas veredas e temos que saber que "Deus é maior que teus problemas, Deus é maior que nosso sofrer... Deus é Jesus, Espírito Santo"; precisamos estar nos convertendo de cada um dos nossos pecados. "De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor". (II Timóteo 2:21-22).

O Olero e o Vaso O Senhor é nosso Pastor e nada nos faltará "Ele é nosso refúgio presente. A luta é grande, mas Ele é bem maior, a porta que Ele abre não há homem que possa fechar". Devemos guardar a Palavra do Senhor e ser fiéis em todo o tempo da forma como Jesus disse aos cristãos da Igreja de Filadélfia, pois temos nossa coroa garantida por Jesus: "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa". (Apocalipse 3:10-11). Embora precisamos saber que "Deus age conforme a nossa fé. Deus faz a obra em nosso viver. Como um vaso vazio, Deus vai nos encher de fé" assim o Senhor responde com amor "Eu estou contigo, pra que temer? Se você está cansado eu te dou poder pra caminhar, pra se erguer, para dizer sou vencedor!" E Jesus diz: "Não te deixo só, sou Eu te provando e te preparando tal como um oleiro Eu estou te quebrando, pois em tua vida Eu tenho um grande plano".

Para sermos fiéis ao Senhor e sermos bem felizes precisamos seguir alguns conselhos bíblicos: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha". (Salmos 1:1-4). Quando seguimos estes conselhos e amamos a Jesus conseguimos dizer "A unção desse altar como águas cristalinas que jorram dos Teus rios Senhor, a unção desse altar pra quem faz Tua vontade é verdadeiro adorador".

"Mas quando te encontrei Jesus fez brotar uma luz no meu caminho... trouxe pra mim o caminho da felicidade". Estas são as palavras de uma pessoa quando se converte. Nesse momento reconhece que estava em trevas e teve seu coração trocado por um novinho em folha e deixando a escuridão de lado passou a andar na luz. "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo". (II Coríntios 4:6). Passamos de apenas criaturas de Deus para verdadeiros filhos, nos tornamos vasos preciosos para Deus e carregamos esse tesouro em nós para a glória do Senhor. "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós". (II Coríntios 4:7). Deixamos a cegueira de lado, deixamos de ser pessoas comuns e tudo o que antes não víamos começamos agora a ver, compreender a Palavra do Senhor; aquilo que antes nos parecia loucura agora é nosso modo de andar e viver. "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". (I Coríntios 2:14), e podemos dizer "Sou liberto no Sangue de Cristo, Ele tem o poder... Não existe pra mim a tristeza, glorifico a Deus ela sai, vou vencendo e sempre exaltando, cantando ao meu Pai"

Nada temos que temer porque: "Ninguém pode vencer um cristão, Deus com ele ao lado está"; Podemos sempre, diante de qualquer tempestade soltar o cabo da nau tomar os remos nas mãos e dizer: "O meu Deus me garante vitória... Sou vencedor desde que morreu na cruz e seu Sangue derramado acendeu em mim a luz...".

Quando nos tornamos um vaso do Senhor, aprendemos a falar com Ele então podemos pedir com segurança "escreve o meu nome no livro da vida, acende a minha alma com o Teu temor, que não viva eu, mas em mim viva o Senhor" e, aprendemos a estar a Seus pés nos humilhando [descendo] e começamos a entender e pedir a Ele o mesmo que Isaías pediu: "Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos". (Isaías 64:8), e dizer também a Deus "meu vaso está vazio e eu preciso do teu poder, fica do meu lado e me ajuda a me refazer"; "Tu És o oleiro amado eu sou o barro e Tu precisas me reconstruir. Senhor vem me atender porque meu vaso precisa encher".

Mas existem muitas coisas que praticávamos pela natureza adâmica que devemos deixar de lado, muitas delas eram praticadas pelos cristãos da Igreja de Tiatira: "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres". (Apocalipse 2:5). Mas o Senhor Jesus sempre nos acrescentando a fé e pronto a nos dizer "Se levante do chão, erga sua cabeça, siga para o alvo que produz salvação; Derrota não é coisa de cristão"; "A fé nos faz mover montanhas com poder, pode um milagre enfim acontecer quando você acreditar".<

O Olero e o Vaso E quando já cristãos não podemos, de forma alguma, nos acostumar a ficar pelos cantos da igreja sem fazer nada; sem deixar resplandecer esse tão grande amor que recebemos de Jesus, sem colocar para fora a fé que agora temos em nossos corações; Não devemos nos tornar crentes domingueiros que vêm e vão de domingo em domingo como freqüentadores apenas sem mover uma palha, e, principalmente, jamais ser frios ou mornos como os crentes da Igreja de Laodicéia: "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca." (Apocalipse 3:15-16).

É necessário pedir forças a Deus e nos arrepender, mas se você "se ajoelha, mas lhe falta força pra clamar, você já não tem palavras quando vai orar"; então é necessário aprender a falar com Deus, é preciso compreender que Ele quer nos ouvir pedir, tal como um filho pede a um pai, podemos chegar a Ele dizendo: "Conforme a Tua infinita graça ó Pai perdoa as minhas transgressões", mesmo que quando fazemos estes pedidos seja "só lágrima no rosto; desse seu gemido aflito", acredite Deus é Onipresente e ouve "o sussurro dos seus lábios como um grito, pois o Espírito Santo interpreta os gemidos, mesmo sem palavras, Deus conhece a tua petição, Deus se levanta do trono porque não suporta ver as lágrimas no rosto de um cristão"; então Deus age em sua vida e você recebe a vitória. E mesmo que "as lágrimas insistam, e seu rosto venha molhar...", e você poderá dizer: "só Tu Jesus querido é quem pode as enxugar".

Algumas perguntas precisam também ser feitas: "Você ama a Jesus? Gosta de andar com Ele? Gosta de ouvir Sua voz, conversar com Ele a sós e ouvir os seus conselhos?"; Se suas respostas são afirmativas, então você precisa estar disposto a servir e louvar a Deus conforme a passagem do profeta Habacuque "Mesmo que não haja fruto na videira, mesmo que não haja flores nos jardins, até mesmo que a figueira não floresça, nem chova na terra, nem a erva cresça, há um Deus no céu olhando para mim; O que eu não posso é ficar calado estando feliz ou mesmo atribulado ainda louvarei Seu nome mesmo assim" (Habacuque 3:17-18).

Precisamos sim nos arrepender e dizer a Deus "me inundei do Teu amor, me esvaziei de mim, do meu eu, vem me encher Espírito de Deus, pra estar bem junto a Ti, Te conhecer, me encher do teu poder", "Eu quero ser regado com as águas do Espírito Santo; Tira de mim os galhos secos; me trata, me limpa pra eu Te servir, só o que importa é que Tu cresças e que eu diminua em mim", e "quando você clama com um coração contrito, um coração triste, ferido, Deus responde. E quando Ele ordena a bênção as portas do inferno tremem". Só que para que isso tenha real efeito em nossas vidas, devemos fazer isso dia a dia em nosso caminhar e sermos vigilantes e nos lembrarmos sempre que recebemos a Salvação e vida eterna pela Palavra do Senhor, pois "Deus fala com seu povo toda hora", tal como Jesus disse aos cristãos da Igreja de Sardes através da revelação do Apocalipse a João na Ilha de Patmos: "Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei". (Apocalipse 3:2-3).

Devemos nos arrepender de nossos pecados e pedir perdão em todo o tempo como Jesus disse aos crentes da Igreja de Pérgamo: "Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca". (Apocalipse 2:16). Paulo entendia bem de arrependimento e renovação e mais ainda, das promessas de Jesus: "Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente". (II Coríntios 4:16-17).

Você sabe quem é Jesus? É aquele que "quando eu preciso chamo por Ele, Ele me ouve, me atende é fiel, não me esqueceu, vai me ajudar; companheiro, melhor amigo, Deus verdadeiro, maior abrigo, maravilhoso, Jesus, Leão de Judá". Você também pode o conhecer desta forma e sabe por que? Porque "não tem tempestade que Ele não acalme, Ele dá bonança, alegra minha alma, desceu lá da glória, te deu vitória só por lhe amar". Você pode não entender estas coisas, mas o cristão sabe disso! Pense só por um momento a respeito das coisas que se passam dia a dia: "quem é que cuida de você quando todos dizem não, quanto todas as portas se fecham e em teu peito bate a solidão, quem é que enxuga as tuas lágrimas e te ajuda sempre a caminhar, quem é que está sempre contigo aonde quer que você vá e faz nascer feliz um novo dia e transforma as trevas em luz e tem um nome sobre todo nome? O nome é Jesus!". "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". ( João 14:6 ).

"Jesus veio pra dar vitória a todos que não param de buscar... Esse homem é forte e tremendo, diante dele eu me rendo; Ele tem promessa e vai cumprir; Ele tem na mão a chave da vitória; Ele é o Rei da Glória...". "Não há quem impeça a tua vitória, se Eu sou teu Oleiro...".

"Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo". (I Tessalonicenses 4:8).

O trabalho do justo conduz à vida; a renda do ímpio, para o pecado.

"Provérbios 10:16"

Mensagens Bíblicas O Olho de Deus - Nebulosa Helix-Hubble