O Presente

Dê o Que Você Tem de Melhor!

Conta-se que um homem muito rico resolve presentear um homem pobre no seu aniversário e com ironia mandou preparar uma bandeja cheia de lixo e sujeiras. Para realmente humilhar aquele homem, o rico, na presença de todos seus subordinados e amigos, entregou o presente. O aniversariante, na sua ingenuidade, recebeu o presente com muita alegria, que gentilmente agradeceu e pediu ao homem que aguardasse alguns minutos, pois gostaria de retribuir a gentileza. Assim, O homem pobre jogou fora todo o lixo, lavou e desinfetou a bandeja, encheu-a de belas flores, e devolveu-a ao homem rico com um cartão, onde se lia: "A gente dá o que tem de melhor"

Esta pequena estória me faz lembrar uma passagem bíblica: O rico e o mendigo Lázaro. O rico mencionado na Bíblia jamais se preocupou com alguém, mas Deus é grandioso em amor e justiça e o resultado da vida dele podemos ver em apenas três versículos. "E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado". (Lucas 16:23-25).

Quanto ao rico mencionado nessa estória, não chegou nem perto de uma pessoa altruísta, sua única intenção foi se engrandecer e mostrar seu poder (dinheiro) perante alguns que jamais poderão fazer algo por ele, com relação ao seu futuro com Deus.

Mas o Senhor nosso Deus, ainda que sendo a Divindade mais poderosa e o mais rico dentre tudo o que podemos imaginar, pela sua grande misericórdia e seu grande amor... nos enviou seu Filho Jesus Cristo ao mundo, para mostrar o quanto se importa conosco falíveis pecadores. "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores". (Romanos 5:8).

Mas, o amor de Deus, provado por nós teve um preço, o preço do Sangue de Jesus em sua terrível morte na cruz. "E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz". (Filipenses 2:8).

Não podemos, de forma alguma, agir como agiu esse rico. Devemos agir sempre com amor e misericórdia para com os outros. Precisamos amar uns aos outros e compartilhar o que está ao nosso alcance. Diz o mundo "O que você não quer que te façam, não faça aos outros", de certa forma há uma certa verdade nessa frase, mas não devemos simplesmente não fazer aos outros para que não nos façam também e, sim porque um dia iremos prestar contas de todos os nossos atos a Deus. "Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo". (Tiago 2:13). "Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós". (Mateus 7:2).

Como cristão, sei que aquele que não é filho de Deus, que ainda não "nasceu de novo" tem dificuldades em agir não só nesse caso, como em muitos outros também. Para que você aprenda a amar é necessário nascer de novo e carregar a cruz de Cristo. Jesus disse: - "Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo". (João 3:7).

É necessário deixarmos de viver pelos nossos próprios caminhos, pelas nossas próprias maneiras de pensar, pelas nossas próprias forças e passarmos a viver uma vida plena com Cristo. Uma vida cheia de paz e amor verdadeiro, para não mais vivermos como achamos melhor, mas para fazer a vontade de Jesus. Temos que dar o que temos de melhor a Cristo! "E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo". (Lucas 14:27 e Mateus 10:38). "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me". (Mateus 16:24 e Marcos 8:34).

Dê um presente a você mesmo, nasça de novo, aceite a Cristo com seu Salvador! Dê um basta em sua situação e comece de novo. "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus". (João 3:3).

Pela bênção dos retos se exalta a cidade; mas pela boca dos ímpios é derrubada.

"Provérbios 11:11"

Mensagens Bíblicas Procura-se um Amigo