Procurando por Deus

De Olhos bem Abertos

Aconteceu há muito tempo em um navio pesqueiro. Um capitão, como de costume saía todos os dias para a pescaria. Nesse dia ocorreu um fato no mínimo curioso. O capitão estava olhando por uma luneta enorme e analisando o céu cuidadosamente, centímetro por centímetro disse aos imediatos:
"Não estou vendo, não consigo ver nada!".
E lhe perguntaram: O que o Senhor está procurando, Capitão?
Estou procurando por Deus, mas não consigo vê-Lo. Respondeu o capitão.

Um dos imediatos aproximou-se do capitão e lhe disse com voz séria e de maneira que todos os que estavam no convés pudessem ouvir:
Capitão, o Senhor não consegue ver Deus? É necessário que eu lhe diga que não poderia ser diferente, pois está escrito na Bíblia que: "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus". (Mateus 5:8).

O capitão, não entendendo nada que dizia o imediato ficou enfurecido e perguntou:
Porque você está dizendo que sou um homem mau? Por que você acha que não tenho um bom coração?
E continuou o capitão. Quero que você saiba que sou um bom capitão... Tenho feito tudo quanto posso por todos vocês e faço também por muitas outras pessoas. Tenho arrumado trabalho a todos vocês. Não tenho lhes causado nenhum transtorno ou prejuízo a qualquer pessoa, portanto você está enganado comigo, eu sou um bom homem e tenho um bom coração e acredito em Deus e é por esse motivo é que o estou procurando no céu.

Capitão, disse o rapaz, o Senhor me desculpe por estar sendo sincero, mas o Senhor está totalmente equivocado quanto ao amor e a bondade. Na Bíblia diz que Deus olhou para a terra e não encontrou nenhum homem bom, nenhum homem puro de coração. "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus". (Romanos 3:10-11).

Capitão, da mesma forma que uma pessoa cega não consegue ver onde pisa sequer para onde está caminhando, assim é a pessoa sem Jesus no coração anda sem rumo por esse mundo, tropeçando aqui e ali - "Apalpamos as paredes como cegos, e como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros como mortos". (Isaías 59:10). E o mais triste é que quando partir daqui, quando morrer, aí sim já terá rumo certo traçado, irá direto para o inferno e o lago de fogo. "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus". (João 3:18).

O rapaz vendo que o capitão estava interessado, continuou a falar... A Palavra de Deus diz também que "O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam". (Provérbios 4:19).

Capitão pode notar se tenho razão ou não: O homem moderno, o ser humano hoje em dia é marcado pela insatisfação, nunca está contente com nada e quanto mais tem, mais quer conseguir. Se possuir um barco, certamente está almejando em seu coração adquirir um navio. Se possuir uma quantidade de dinheiro, em seu coração enganoso está almejando ganhar mais, dobrar seu valor e muitas vezes sem se importar de que maneira o fará. Se tiver uma casa, um teto para morar estará a procura de outro num bairro melhor ou com um cômodo a mais. "Como o inferno e a perdição nunca se fartam, assim os olhos do homem nunca se satisfazem". (Provérbios 27:20).

A rebeldia, o ódio no coração, as brigas no lar, o orgulho e a imoralidade são coisas corriqueiras em seu dia a dia e uma imensa quantidade destas pessoas está distante de Deus, saiba capitão, que o afastamento de Deus é considerado um dos piores pecados. "Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus". (Salmos 9:17). "Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade". (I João 2:4).

O homem tem procurado ser feliz. Tem procurado a paz, isso podemos ver e ouvir em todos os meios de comunicação. Tem procurado ter uma boa vida e ainda assim é infeliz. Por que será? Ora, é simples a resposta: Ele está cego e por amar mais o mundo que a Deus, caminha sem Cristo na escuridão e completamente sem destino. "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele". (I João 2:15).

Na verdade, o que estou tentando dizer ao Senhor, capitão, é que conforme diz a Palavra de Deus através de um homem - Adão - veio o pecado ao mundo, por esse motivo o pecado passou a todos os homens. "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram". (Romanos 5:12). Em resumo, todos nós somos pecados e aquele que diz ao contrário está mentindo. "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós". (I João 1:8).

O pecado é que nos torna cegos. Ele cria uma barreira entre nós e Deus por um motivo simples: Deus é Santo, por isso abomina o pecado ainda que ame aos pecadores e os queira salvar não pode conviver com o pecado. "Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado". (João 8:34).

Aqueles que não tem Cristo vivem por esse mundo caminhando errantemente, perdidos e necessitando de ajuda e não conseguem encontrar o caminho certo. Mesmo que tenha olhos e ouvidos perfeitos, se não somos verdadeiros filhos de Deus, não conseguimos ver nem mesmo ouvir plenamente.
Nosso coração vive em trevas e em profunda escuridão causada pelo pecado, que é a separação entre a criatura (ser humanos) e o criador (Deus). Espiritualmente somos cegos e essa cegueira é pior que a cegueira exterior, pois ela nos leva à perdição eterna, para um caminho sem volta.

Capitão, com sinceridade, assim como o mundo, o Senhor também precisa de ajuda. Só existe uma pessoa capaz de ajudá-lo e que conhece o seu coração e seu sofrimento.
Quem é ele? Pergunta o capitão.
Jesus Cristo, respondeu o imediato. Cristo abre os olhos do nosso coração para que consigamos enxergar a Deus.

Capitão, o Senhor conseguiria imaginar a alegria de uma pessoa cega de nascença que jamais tenha visto qualquer coisa, apenas tenha tocado e pelo tato tenha sentido algumas delas, repentinamente passasse a enxergar? Creio que no momento que essa pessoa passar a ver tantas belezas e riquezas de cores criadas por Deus ficaria maravilhada e não teria mais vontade de fechar os olhos, o Senhor não acha? E até mesmo ao se ver sua imagem refletida no espelho, penso que passaria a se admirar o tempo todo sem querer sair da frente do espelho. (Fanny Jane Crosby tinha esse problema, mas não era espiritual, e ela entendeu, pela grande mulher que foi, que a vontade de Deus para sua vida é que ela fosse cega por toda a sua vida).

Pois é, assim poderia ser com o Senhor, capitão, essa experiência poderia acontecer semelhantemente em sua vida, basta que o Senhor tenha consciência que comete pecados, reconheça e se arrependa diante de Jesus e peça a Ele que abra seus olhos para enxergar as realidades espirituais.
Só assim o Senhor poderá dizer com o coração cheio de alegria e felicidade, sem mesmo utilizar qualquer luneta: "Estive cego e agora vejo a Deus. Estou com meus olhos bem abertos, pois aceitei a Jesus Cristo como Senhor e Salvador da minha vida".

E você meu amigo, que acaba de ler esta mensagem, também está procurando por Deus? Você ainda está cego? Não conseguiu entender ainda o sentido da salvação pela graça? Se arrependa o quanto antes para que veja com os olhos da fé.

Jesus veio ao mundo para nos salvar, morreu e ressuscitou ao terceiro dia e venceu a morte. Creia nele assim como os irmãos do passado. Paulo, o grande apóstolo, acreditava por isso afirmou aos irmãos da Galácia: "Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos)". (Gálatas 1:1).
"Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas". (Atos 2:32 e 13:30).
"E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno". (Apocalipse 1:18).
Que Deus abençoe Sua Palavra, pois "Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação" (I Timóteo 4:9).

Decerto sofrerá prejuízo aquele que fica por fiador do estranho; mas o que aborrece a fiança estará seguro.

"Provérbios 11:15"

Mensagens Bíblicas O Professor e a Piscina