Sim, Não, Espere

Emy era uma linda menina de 3 aninhos de idade. Ela morava em algum lugar dos Estados Unidos, em frente ao mar. Sua família era cristã. Eles iam todos os domingos à igreja e faziam cultos domésticos... Emy era muito feliz! Ela amava sua família; sua mãe, seus irmãos e admirava os olhos azuis de seu pai.

Todos na casa de Emy tinham olhos azuis. Todos... Menos Emy! O sonho de Emy era ter olhos azuis como o mar... Ah! como Emy desejava isso!

Um dia, na escola dominical, ouviu a "tia" dizer: "Deus Responde a todas as orações!" Emy passou o dia todo pensando nisso... À noite, na hora de dormir, ajoelhou ao lado da sua cama e orou: "Papai do Céu, muito obrigado porque você criou o mar que é tão bonito! Muito obrigado pela minha família. Muito obrigado pela minha vida! Gosto muito de todas as coisas que você fez e faz, mas... gostaria de pedir... por favor... quando eu acordar amanhã, quero ter olhos azuis como os da mamãe! Em nome de Jesus, amém".

Ela teve fé. A fé pura e verdadeira de uma criança. E, ao acordar, no dia seguinte, correu para o espelho. Olhou... e qual era a cor de seus olhos?... Continuavam Castanhos! Por que Deus não ouviu Emy? Por que não atendeu ao seu pedido? Isso teria fortalecido sua fé?

Bem... naquele dia, Emy aprendeu que NÃO também era resposta! A menininha agradeceu a Deus do mesmo modo... mas... não entendia... só confiava.

Anos depois, Emy foi ser missionária na Índia. Ela "comprava crianças para Deus" (as crianças eram vendidas por suas famílias - que passavam fome - para serem sacrificadas no templo, e Emy as "comprava" para libertá-las desse sacrifício). 

Mas, para poder entrar nos "templos" da Índia, sem ser reconhecida como estrangeira, precisou se disfarçar de indiana: passou pó de café na pele, cobriu os cabelos, vestiu-se como as mulheres do local e entrava livremente nos locais de venda de crianças.

Emy podia caminhar tranqüila em todo "mercado infantil", pois aparentava ser uma indiana. Um dia, uma amiga missionária olhou para ela disfarçada e disse: "Puxa, Emy! Você já pensou como você faria para se disfarçar se tivesse olhos claros como os de todos da sua família? Que Deus inteligente nós servimos... Ele lhe deu olhos bem escuros, pois sabia que isso seria essencial para a missão que lhe confiaria depois!!!"

Essa amiga não sabia o quanto Emy havia chorado na infância por não ter olhos azuis... Mas Emy pôde, enfim, entender o porquê daquele NÃO de Deus há tantos anos!

Essa bonita história pode nos fazer perceber que Deus é Onisciente e está no controle de todas as coisas. Ele conhece cada um dos nossos desejos, cada sofrimento que passamos, cada tribulação que enfrentamos, cada lágrima que derramamos, tendo ou não olhos azuis. Deus sabe que muitos de nós temos essa ou aquela preferência, mas pense comigo: "Se todos os olhos fossem azuis o que seria dos pretos e castanhos?"

Não se deixe enganar por Satanás, Deus, com certeza ouve todas as orações, mas será que ele responde a todas elas? Deus só ouvirá a oração sincera, vinda do coração aflito e arrependido. Deus é sábio e não nos dará nada que nos faça afastar dEle. Não adianta um descrente, um ímpio orar a Deus e esperar que Ele responda, Deus ouvirá mas a Bíblia nos diz: "Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve". (João 9:31).

Não devemos de forma alguma, blasfemar o Nome de Jesus ou reclamar das decisões tomadas por Deus, pois isso só nos leva a caminhos tortuosos como aconteceu com alguns irmãos da época. "E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar". (I Timóteo 1:20). Devemos sim é agradecer a cada dia, apenas por abrir os olhos e poder ver que ainda são castanhos... Ou até mesmo por estarmos sem cor nos olhos (cegos), mas respirando, vivos. Quantos sequer tem os olhos, as pernas, os braços? Quantos sequer acordou essa manhã? Você já pensou nisso e agradeceu? "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco". (I Tessalonicenses 5:18).

Quando o cristão, aquele que habita verdadeiramente o esconderijo do Senhor, pela fé, diz que Deus sabe e pode todas as coisas "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará". (Salmos 91:1), é porque a Bíblia nos faz ter esta certeza e precisamos ter sempre esta mesma meta em nosso coração. Jó sofreu muito com as tribulações, mas ele sabia que Deus é Todo Poderoso e afirmou isso. "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido". (Jó 42:2).

Precisamos pedir a Deus a verdadeira sabedoria para podermos entender, os motivos pelos quais Ele muitas vezes não atende às nossas petições. "No rosto do entendido se vê a sabedoria, mas os olhos do tolo vagam pelas extremidades da terra". (Provérbios 17:24). Aliás, o ser humano é tão mal acostumado que só sabe pedir, pedir, pedir... e está sempre esperando uma resposta positiva. E o pior, muitos apenas estão pedindo por coisas materiais. "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens". (I Coríntios 15:19). As pessoas nunca esperam receber um NÃO como resposta. E raramente agradecem pelo sol que nasceu essa manhã ou pela chuva que caiu à tarde, ou pelo alimento que estava na mesa na hora do almoço ou do jantar. Precisamos nos contentar e ficarmos felizes com aquilo que possuímos e não reclamar pelo que não temos.

O que perturba a sua casa herdará o vento; e o insensato será servo do entendido de coração.

"Provérbios 11:29"

Mensagens Bíblicas Os Sinais de Deus