Antibiótico é Extraído da Aranha Caranguejeira

A Aranha Caranguejeira [Acanthoscurria Gomesiana]

Gomesina é eficaz no combate a várias espécies de bactérias e fungos, e leveduras.


Um estudo desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP) descobriu que a aranha-caranguejeira ( Acanthoscurria gomesiana ) produz uma substância, a gomesina, extremamente eficaz no combate a 24 espécies de bactérias, nove fungos e cinco leveduras.

A gomesina é um peptídeo, proteína formada por unidades menores chamadas aminoácidos, e funciona como um antibiótico no organismo da aranha. "Retiramos a substância do sangue da aranha e montamos um análogo sintético, uma estrutura equivalente à gomesina em laboratório", explica Sirlei Draffe, coordenadora do estudo realizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP, em colaboração com o Dr. Philippe Bulet, do Centro Nacional de Pesquisa (França). Os testes realizados mostraram que a gomesina é eficiente na eliminação de bactérias como as que causam infecções hospitalares ( Staphylococcus Aureus e Staphylococcus saprophyticus ), pneumonia ( Klebsiella Pneumoniae ) e meningite ( Cryptococcus Neoformans ).

Espera-se que a substância comece a ser testada em seres humanos daqui a poucos anos e seja utilizada em uma nova geração de antibióticos que não permita a sobrevivência de bactérias resistentes, como ocorre atualmente. "Em geral, as bactérias se multiplicam a cada 20 minutos. A diferença entre otempo de ação do medicamento e da replicação das bactérias vai selecionando as mais resistentes", explica Daffre.

A gomesina é mais vantajosa que os antibióticos tradicionais por agir diretamente na membrana da bactéria, permeabilizando-a, o que causa a morte do microorganismo pela saída de substâncias do interior das células. Já os antibióticos convencionais levam mais tempo para entrar na bactéria e começar a agir contra ela, inibindo a síntese de proteínas e de ácidos nucléicos como o DNA e o RNA.

"Já conhecíamos a ação dos peptídeos antimicrobianos em insetos e vertebrados, mas não em aracnídeos. O que nos levou a estudar as aranhas foi o fato de serem animais com vida longa e, portanto, que deveriam ter um sistema imunológico eficiente", informa Daffre.

Ciência Hoje

Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isso será saúde para a tua carne; e refrigério para os teus ossos.

"Provérbios 3:7-8"

Utilidade Pública Ataque Cardíaco