Blue Ray - DVD

Blue-Ray... novo padrão para substituto do DVD?

Raio Laser Azul

Os principais fabricantes de equipamentos eletrônicos (Hitachi, LG, Matsushita, Pioneer, Philips, Samsung, Sharp, Sony e Thomson Multimedia) acabam de anunciar em Tóquio, Japão, um novo disco óptico que possivelmente será o sucessor do DVD, o Blue-Ray.

Este disco será capaz de armazenar 27 GB em apenas uma camada, ou seja, quase seis vezes mais que DVD, que pode armazenar no máximo 4,7 GB em uma camada. Lembre-se que o DVD possui em cada lado do disco duas camadas, uma camada capaz de armazenar 4,7 GB e outra camada capaz de armazenar 3,8 GB, um total de 8,5 GB em cada lado do DVD, ou seja, o DVD pode armazenar no máximo 17 GB, o que corresponde a 8 horas de vídeo.

Segundo a Sony, o Blue-Ray também irá suportar uma segunda camada com 23 GB, aumentando a sua capacidade para 50 GB em cada lado do disco, ou seja, um total de 100 GB, o que corresponde a 47 horas de vídeo.

Fisicamente o Blue-Ray possui o mesmo tamanho do DVD e do CD-ROM, mas para evitar que a sua superfície sofra algum tipo de dano (riscos, manchas e etc...), este disco será protegido com um cartucho, parecido com o do disquete de 1,44 MB.

O segredo para aumentar a capacidade deste disco, sem aumentar fisicamente o seu tamanho, é a utilização do raio laser azul, que possui uma precisão maior que a do raio laser vermelho, utilizado atualmente pelo DVD e o CD-ROM.

O Blue-Ray deve ser disponibilizado no mercado no começo de 2003, vindo para substituir o DVD. Sinceramente não sei como vai ser a sua aceitação no mercado, mas é muito provável que o DVD continue dominando o mercado por muito tempo, pois 8 horas de vídeo é mais do que o suficiente para 99,9 % dos filmes. O Blue-Ray poderia ser uma boa opção para os fabricantes de software, mas também considero difícil, pois ainda é muito raro uma empresa disponibilizar algum software para DVD. Enfim, com o apoio dos principais fabricantes de equipamentos eletrônicos, o Blue-Ray tem tudo para conseguir o seu espaço no mercado, mas é muito provável que isto demore bastante

O Mago Grupo Embras

A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas ele abençoa a habitação dos justos. Ele escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes.

"Provérbios 3:33-34"

Utilidade Pública Boletim de Ocorrência On Line